13 abril 2010

News Release 1869 : Próxima paragem… Nova Estação de Alfarelos


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:33

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Em Fevereiro de 2001 veio abaixo. Em 2010, uma nova será erguida. Depois de uma década com uma estação pré-fabricada, a contagem decrescente para a construção de uma nova de raiz já começou.

No âmbito da modernização da Linha do Norte – com 336 quilómetros de extensão – está prevista a construção de um edifício de passageiros na Estação de Alfarelos. A nova estação será dotada de estacionamento, zonas de paragem de táxis e de autocarros e de um “Kiss and Ride” para transportes particulares. O projecto, e como adianta o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, está em curso.

Quanto a datas, é de prever que a empreitada arranque no quarto trimestre de 2010, e que termine no quatro trimestre de 2012. O investimento, segundo o documento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ronda os 56 milhões de euros.

Entretanto, a modernização da Linha do Norte – um processo que arrancou em 1996 – contempla ainda a remodelação dos Apeadeiros de Formoselha e de Pereira do Campo.

Obras na via

Os moradores queixam-se, mas não adianta. A circulação junto à via adjacente ao caminho-de-ferro – sobretudo perto da entrada da estação – não é fácil. A circulação nas duas faixas nem sempre é possível devido ao estacionamento dos veículos. Algo que a nova estação vai resolver, uma vez que terá ela própria um parque de estacionamento. Para já, a intervenção não prevê o alargamento da via rodoviária adjacente ao caminho-de-ferro. Mais, as alterações, e segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, entretanto efectuadas na sinalética da estrada “não são da responsabilidade” da REFER.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.