10 fevereiro 2010

News Release 1523 : Estação acolhe Câmara até agora retalhada


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 20:49

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada no passado dia 5 na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O futuro edifício dos Paços do Concelho da Trofa, o primeiro a ser construído de raiz, deverá ser erguido na zona da actual estação da CP, apurou o JN. Agregará os vários serviços municipais que, hoje, estão dispersos pela cidade. Percorremo-los e medimos distâncias.

As mesmas que os munícipes terão de calcorrear por mais alguns meses, já que a estação de comboios apenas abandonará o actual espaço, junto à igreja antiga de S. Martinho de Bougado, em meados deste ano. Este é, pelo menos, o prazo apontado pela REFER para a conclusão da obra da variante ferroviária, que colocará um novo equipamento perto da Igreja Nova, próximo da EN 104.

A localização da Câmara da Trofa, concelho que só tem 11 anos, será anunciada, hoje à tarde, pela presidente da Autarquia, Joana Lima, mas o JN soube, junto de fonte próxima do processo, que o local escolhido pela Autarca foi a zona da actual estação.

Espalhados por duas freguesias

Só após a referida deslocalização será possível iniciar a construção dos tão reclamados Paços do Concelho que, no entender de José Azevedo, "já deviam estar construídos há muito tempo, com os serviços todos juntos". Porque, sentencia o munícipe, "é péssimo" ter a Câmara distribuída pela cidade. E há quatro pontos principais (ver infografia), espraiados pelas duas freguesias citadinas, S. Martinho e Santiago de Bougado, que entre si disputam a localização do edifício municipal.

Inusitado, um deles consubstancia-se numa moradia, à face da EN 14. Aí funciona o chamado "Pólo I", com a presidência e atendimento geral. Seguem-se, a cerca de um quilómetro, as várias lojas do Edifício Nova Trofa, no lugar das Pateiras. Baptizado de "Pólo II", trata-se de um local também habilitado para atendimento. Alberga vários gabinetes.

Entretanto, porém, se, por infortúnio ou obrigações inadiáveis, o munícipe que acabe, por exemplo, de obter uma licença para alguma obra particular e necessite de consultar o Gabinete de Apoio ao Emprego, terá de fazer dois quilómetros até ao mais central aglomerado de serviços municipais. Fica perto do Catulo, num… centro comercial. O da Vinha. Várias lojas alugadas no piso inferior. Especialização: área social e demais apoio ao cidadão.

Foi precisamente aí que o JN encontrou Miguel Lima. "Deveria estar quase tudo no mesmo edifício", considerou o utente. "Quanto mais próximos estiverem os serviços, melhor. Facilitava a vida dos cidadãos da Trofa", concluiu.

A de Salete Santos seria uma delas. "Já aconteceu mandarem-me aqui [ao Centro Comercial], da Câmara, e, daqui, mandarem-me de novo à Câmara". Cede ao sorriso, perante a bizarria que acabava de descrever, mas recompõe-se de imediato. O local dos Paços do Concelho é o que menos lhe ocupa o pensamento: "No centro ou nos arredores, mas ao menos que fiquem as coisas todas umas à beira das outras".



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.