19 maio 2010

News Release 2084 : Estado dá aval a empréstimo de 300 milhões para o TGV


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 16:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Jornal i
Autor: Ana Suspiro
Data: Ontem

O Estado concedeu aval a um empréstimo de 300 milhões de euros (ver nossa News Release 2069) contraído junto do BEI para financiar o primeiro troço da rede de alta velocidade (TGV) da Linha Lisboa/Madrid. O financiamento é contraído pela Elos, o consórcio liderado pela Brisa e Soares da Costa que vai construir o troço Poceirão/Caia.

O empréstimo tem maturidade de 20 anos e uma taxa de juro variável acrescida de uma margem fixa revisível face à Euribor. As condições deste financiamento foram negociadas antes da crise financeira que abalou o euro a as economias do Sul da Europa. O BEI concedeu um empréstimo de 600 milhões de euros ao troço Proceirão/Caia. Metade desta financiamento é avalizado pelo Estado.

O investimento neste troço está avaliado em 1,470 mil milhões de euros. A concessão de garantia, publicada hoje em Diário da República, é justificada pela importância estratégica para o país deste projecto e para o seu forte efeito positivo no relançamento do crescimento económico, indução de investimento privado e criação de emprego.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.