19 maio 2010

News Release 2082 : Refer recebe luz verde para construir novo túnel em Alcântara


Faro [Portugal], 19.05.2010, Semana 21, quarta-feira, 15:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Económico
Autor: Nuno Miguel Silva
Data: Ontem

A Refer está agora apenas dependente dos Ministérios das Finanças e das Obras Públicas para arrancar com o investimento para a ligação em desnivelamento - em túnel - da linha de Cascais à linha de Cintura, no que será o novo nó de Alcântara. Face à conjuntura económica difícil e aos limites de investimento público impostos pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), o Governo está a reavaliar a prioridade dos investimentos na rede ferroviária convencional. Falta ainda saber se esse projecto irá avançar ou se será adiado.

Se avançar, como defendem os responsáveis da Refer, a ligação já tem luz verde do Ministério do Ambiente. O Diário Económico apurou que a Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo ministério liderado por Dulce Pássaro, já aprovou, há cerca de dois meses, a DIA - Declaração de Impacte Ambiental deste projecto.

A aprovação da DIA efectuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi, no entanto, condicionada. Uma das primeiras exigências feitas à Refer neste empreendimento é a "preservação do edifício da Estação de Alcântara, bem como a gare que lhe está associada, tendo em conta o elevado valor patrimonial e histórico dessa estação e as potencialidades que esta oferece para adaptação a outros usos num contexto de usufruto público deste espaço", refere o documento.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.