03 março 2010

News Release 1631 : RENFE "fecha" linhas não rentáveis


Faro [Portugal], 03.03.2010, Semana 10, quarta-feira, 11:05

Segundo informa a Transportes e Negócios, e citando com cortesia, “Durante 2010, todos os serviços prestados pela Renfe têm de ser rentáveis”. A frase, proferida pelo presidente da empresa, Teófilo Serrano, não deixa grande margem para dúvidas. “Não pode haver nenhum trajecto que não o seja”.

A sugestão de Serrano é que os serviços que não atinjam a rentabilidade sejam suportados por “um interesse público”, que é responsabilidade do Estado, ou por uma Comunidade Autónoma que pague o défice da linha.

A criação deste tipo de "serviços" será realizada durante todo o primeiro semestre de 2010, e o novo contrato-programa assinado com o Governo deverá ser claro sobre a definição de "serviços públicos", serviços financiados e aqueles que a empresa não poderá manter.

Estão actualmente listados como este último tipo os serviços suburbanos (Cercanias), regionais em rede convencional e regionais em rede de Alta Velocidade, que os espanhóis denominam por Lanzaderas.

Teófilo Serrano apresentou o Plano Estratégico da Operadora Renfe para o período 2010-2012 com o slogan "10 desafios, 1000 dias", baseado em dois pilares fundamentais: a orientação ao cliente e a eficiência, antes do novo desafio de "mudar o futuro", a ser realizado pela empresa.

Serrano apontou ainda em conferência de imprensa que no contexto de expansão internacional há muitas oportunidades de negócio, apesar de actualmente a Renfe ainda se estar a adaptar à liberalização do sector e ao facto da concorrência já ter chegado ao transporte de mercadorias. No futuro, essa concorrência deverá igualmente atingir o transporte de passageiros.

O Plano Estratégico visa o cumprimento de dez desafios prioritários que vão desde a definição da fronteira clara entre os serviços comerciais e as obrigações de serviço público, e o seu modelo de gestão, e a expansão internacional com o lançamento de uma organização específica focada no negócio ferroviário internacional.

O documento visa ainda a racionalização de produtos para atender às necessidades dos clientes, a coordenação com outros meios de transporte para a ligação entre os vários corredores e um maior envolvimento com os passageiros através do site da empresa e um novo serviço móvel.

Neste período serão lançados diversos trajectos de Alta Velocidade, tendo o presidente da Renfe destacado o que ainda em 2010 ligará Madrid a Valência e a Albacete.


Luís Moreira


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