21 agosto 2007

News Release 666 : 50 ANOS DOS COMBOIOS TEE




Porto [Portugal], 21.08.2007, Semana 34, Terça-Feira, 09:26 - Neste ano de 2007, comemoram-se os 50 anos da famosa rede de comboios europeia TEE, que significava, Trans Europ Express. Com um prestígio enorme, esta rede de comboios de prestígio, que eram oferecidos só com 1ª Classe e serviços complementares, como restaurante e salões especiais em alguns comboios, foi uma ideia de Ir. F.Q. den Hollander, que na altura era o presidente e director dos NS (Caminhos de Ferro Holandeses) e que encontrou receptividade, junto de outras administrações ferroviárias, tais como a DB, SNCF, SBB CFF FFS e FS. Mais tarde aderiram à rede TEE, também a SNCB, ÖBB, CFL e a RENFE. De salientar, que a CP, nunca esteve envolvida nesta rede, nem nenhum comboio TEE, alguma vez circulou em Portugal.

A LUISFER, considera, que os comboios TEE, a par da oferta (em muitos aspectos diferente) dos comboios de luxo da CIWLT, foram um marco decisivo e uma época de glamour e oferta fortíssima na segunda metade do século XX, que em matéria de transporte, na Europa, se ofereceu à clientela. Com uma oferta alargada às principais cidades da Europa ocidental, os comboios TEE tiveram relações e comboios que ainda hoje são míticos, seja pela relação que faziam, sejam pelo material circulante que utilizavam ou sejam pelo nome (todos os comboios estavam baptizados com um nome de alto prestígio) que ostentavam. Como nos lembramos de nomes míticos como Aquitaine, L'Étendard, Le Mistral, Rheingold, Settebello, Catalan-Talgo, Gottardo, Cisalpin ou Rubens, entre tantos outros. Consideramos como momento mais alto, as ofertas que aconteceram no início dos anos 70, quando apareceu o Aquitaine (Paris-Bordeaux), que foi para nós e para muitos, o mais famoso TEE de sempre.

A meio da década de 80, os comboios TEE, começaram a desaparecer (início do TGV em França) e foram substituídos pelos actuais EC EuroCity, que passaram a oferecer lugares nas duas classes (os TEE só tinham 1ª Classe), e estenderam a sua influência aos países de leste, havendo hoje comboios EC, que partem ou se destinam, a países como Polónia (PKP), República Checa (CD), ou Croácia (HZ), também como exemplo. Nesta segunda vida, destes famosos comboios, já não TEE, mas agora diurnos (EuroCity), como nocturnos (EuroNight), também Portugal (CP), não foi e não é servido, por um único comboio sequer.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.