26 fevereiro 2010

News Release 1603 : Câmara de Figueira questiona Governo sobre reabilitação da linha Pocinho-Barca D’Alva


Faro [Portugal], 26.02.2010, Semana 09, sexta-feira, 16:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Nova Guarda, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O autarca figueirense, António Edmundo, solicitou informações do ministro das Obras Públicas sobre a concretização do protocolo de intenções, assinado em Setembro passado, com vista à reactivação do troço ferroviário Pocinho-Barca D’Alva. Em resposta, o gabinete do MOPTC já disse que o compromisso se mantém e é para cumprir.

O presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo escreveu ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) a solicitar informações acerca da concretização ou não do protocolo de intenções que tem em vista a reabilitação da linha ferroviária do Douro entre Pocinho e Barca D’Alva. António Edmundo recorda o acordo que foi assinado no dia 10 de Setembro de 2009, no Pocinho, entre a REFER, a CP, o IPTM, a CCDR-N e a Estrutura de Missão do Douro, com a presença da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Dirigindo-se ao ministro António Mendonça, o autarca figueirense salienta a importância do referido documento, onde constam “ideias e princípios” há muito defendidos junto da Tutela, “mormente a importância estratégica da Linha do Douro para o desenvolvimento regional de todo o Norte e Centro do País”. António Edmundo destaca o valor da Linha como infra-estrutura de transporte, “designadamente em termos do seu potencial turístico e de complemento com a via fluvial, que tem vindo a merecer a distinção de, a cada ano, receber mais turistas”.

No protocolo de intenções para a reabilitação da linha entre Pocinho (Foz Côa) e Barca D’Alva (Figueira) e a exploração turística entre Régua e Barca D’Alva, a reposição do troço encerrado é considerado um investimento estratégico. Assim sendo, o Município de Figueira de Castelo Rodrigo pediu esclarecimentos sobre os procedimentos já desencadeados, “visando a efectiva concretização no terreno dos princípios vertidos em protocolo. Princípios esses que, segundo António Edmundo, “trouxeram nova esperança a toda a região Douro”.

Alguns passos

Segundo informação do gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o protocolo é para ser concretizado no terreno. Em declarações à Lusa, o gabinete do MOPTC garantiu que “o referido protocolo é para avançar”, adiantando que o Plano Estratégico de Transportes (PET) “não põe em causa nenhuma das opções desse protocolo”.

Sobre o processo da reabilitação em causa, o gabinete do MOPTC referiu ainda que “recentemente, o Eng. Ricardo Magalhães, Chefe de Estrutura de Missão do Douro, deslocou-se a este Ministério para reuniões com a Secretaria de Estado dos Transportes para análise da situação”. “Aquele organismo - Estrutura de Missão do Douro - ficou de remeter à Secretaria de Estado dados sobre os impactos daquela linha férrea na ligação Pocinho - Barca de Alva, no sentido de permitir a realização de estudos posteriores”, adiantou. Além disso, “a REFER já tem em curso trabalhos de intervenção na zona definida e a CP está a preparar um concurso de subconcessão, tal como estava acordado”, concluiu.



Paulo Almeida


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