
Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 11:30
Segundo informa a Transportes & Negócios, e citando, a Renfe vai concursar a compra de dez comboios para a ligação de Alta Velocidade entre Madrid e Paris, prevista para 2012. O investimento pode chegar aos 554 milhões de euros.
Poucos dias depois do anúncio do acordo entre Espanha e a França para o lançamento de uma ligação ferroviária de Alta Velocidade, a Renfe aprovou o lançamento de um concurso para a compra dos dez comboios que assegurarão o serviço “espanhol”.
A operadora espanhola propõe-se comprar veículos de última geração, capazes de circular a 350 quilómetros/hora e transportar entre 400 e 500 passageiros. O valor de referência do contrato é de 270 milhões de euros, para a compra das composições, elevando-se aos 554 milhões de euros com os custos da manutenção.

Este novo contrato é lançado num momento em que a Renfe aguarda ainda a recepção das primeiras unidades compradas ao consórcio Talgo-Bombardier, num investimento de 655 milhões de euros. Dezoito desses novos comboios assegurarão a ligação Madrid-Valência, prevista para o final de 2010.
Fruto das múltiplas encomendas, a Renfe passará a deter, no próximo ano, a mais moderna frota de comboios da Europa. Nada de mais, afinal, para o país que aposta em ter a mais extensa rede de Alta Velocidade.
Créditos: Pela foto, agradecimento à Renfe. For photo, thanks to Renfe.

Luís Moreira

Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.