04 dezembro 2009

News Release 1303 : Navegação assistida para invisuais na rede do Metro do Porto


Faro [Portugal], 04.12.2009, Semana 49, Sexta-feira, 10:58

Resultado de uma parceria entre a MP Metro do Porto e a FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está criado o NAVMETRO, que é um sistema de orientação destinado aos invisuais, clientes da MP.

Em pormenor, e citando a MP, o serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto para invisuais e amblíopes está disponível desde o dia 2 de Dezembro. Trata-se uma ferramenta altamente inovadora, que permite aos clientes invisuais serem «conduzidos» nos vários momentos de utilização do sistema - escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação -, disponibilizando igualmente informação genérica sobre o Metro - linhas, horários, títulos.

Desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o NAVMETRO é uma inovação tecnológica que resulta de meses de investigação e desenvolvimento e do profundo trabalho de uma equipa de técnicos, investigadores e académicos. Com um objectivo: tornar a rede do Metro ainda mais acessível e garantir as melhores condições de integração aos cidadãos com deficiência visual.



Basicamente, o NAVMETRO, uma ferramenta inédita a nível mundial, consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o seu aparelho (de qualquer operadora, marca e modelo, sem carecer de qualquer funcionalidade ou aplicação específica), um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, «guiado» nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar, encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora.

Para os cegos e amblíopes registados no NAVMETRO (e apenas para estes clientes, a quem o serviço é destinado), a utilização do serviço é totalmente gratuita. O registo pode ser efectuado na sede da ACAPO (Rua do Bonfim 215, Porto), ou na Loja Andante da Estação da Trindade (às terças e quintas-feiras da 17:00 às 20:00 e aos sábados das 10:00 às 13:00). Em funcionamento desde 2 de Dezembro, o NAVMETRO tem desde já disponíveis todas as funções informativas. A função de encaminhamento está limitada, nesta fase, à Estação da Trindade (a de maior procura em toda a rede do Metro do Porto). Numa fase posterior, a função de encaminhamento será instalada em outras estações subterrâneas do sistema).


Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.