16 abril 2010

News Release 1897 : CP premiada por promover acessibilidade nos comboios


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 16:59

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal TVNET, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A CP foi distinguida com o 2.º lugar do Prémio Acessibilidade aos Transportes pelo seu projecto de modernização e reconversão da frota de comboios urbanos em operação nas linhas de Sintra, Sado e Azambuja.

O júri do Prémio, promovido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), destacou o projecto apresentado pela CP "pela sua visão a longo prazo, assim como a sua abrangência para diferentes tipos de necessidade".

Entre as medidas que motivaram a distinção encontra-se a criação de um átrio multifunções de grandes dimensões em cada comboio, apto ao transporte de passageiros em cadeira de rodas, carrinhos de bebé, bicicletas ou bagagem volumosa.

Segundo um comunicado da CP, foram também equipadas rampas de embarque para cadeiras de rodas, substituição dos botões exteriores de abertura de portas por um sistema de iluminação por LED e sinalização de estado (porta livre; ordem de abertura; porta bloqueada) e novos dispositivos de informação.




Os comboios intervencionados efectuam as ligações Sintra-Rossio, Alverca-Mira Sintra Meleças e Barreiro-Praias do Sado, transportando diariamente cerca de 256 mil passageiros. Actualmente encontram-se modernizadas 36 unidades de um total de 56, sendo a conclusão do projecto prevista para o final de 2011.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.