16 abril 2010

News Release 1893 : Linha de Gondomar concluída no 4º trimestre


Faro [Portugal], 16.04.2010, Semana 16, sexta-feira, 11:14

Segundo informa a MP Metro do Porto, e com cortesia citando, a obra da Linha de Gondomar tem cumprido os prazos previstos para a sua execução. Até agora, o único inimigo tem sido mesmo a chuva que se fez sentir durante os últimos meses. Nesta fase, cerca de 70% da obra já está concluída.

A nova extensão até Fânzeres vai tornar esta estação no novo términos. Assim, após a estação existe ainda um espaço reservado para o estacionamento de quatro veículos duplos e uma zona de inversão de marcha. Nas imediações desta estação está também em adiantada fase de construção um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 211 lugares e uma casa de descanso para os agentes de condução do Metro. Além desta, também as estações da Lourinha (90 lugares), Baguim (92 lugares) e Venda Nova (69 lugares), terão parques de estacionamento gratuitos, num total de 462 lugares. Refira-se ainda que estão também previstos lugares de estacionamento adjacentes aos novos e extensos arruamentos de circulação rodoviária que o Metro do Porto está a construir ao longo de grande parte da extensão da inserção urbana do projecto.

Em grande parte do traçado já se pode descortinar o traçado da linha, uma vez que os carris já se encontram montados, bem como as estruturas dos abrigos de algumas estações, postes de iluminação e de catenária. A linha está agora a ser betonada, a um ritmo de 60 a 70 metros por dia; já estão betonados quatro de um total de sete quilómetros. O corredor da linha vai ser relvado, excepto nas estações, nos atravessamentos rodoviários e pedonais, no interior do túnel e na zona de términos.

Já do lado do Porto, o ponto de destaque é a construção do túnel de 950 metros de extensão entre Contumil e Rio Tinto, sob a Estrada da Circunvalação, onde os trabalhos não param (são 24 horas por dia, sábados e domingos incluídos). Com uma profundidade máxima de 26 metros, cerca de 40% da sua construção já está concluída, estando previsto o início da montagem da linha no seu interior para Maio e a sua conclusão para finais de Junho.



Os tempos de viagem, obtidos a partir de simulação, revelam que vai ser possível chegar de Fânzeres ao Estádio do Dragão em 18 minutos e em cerca de 9 minutos de Rio Tinto até ao mesmo destino. De Fânzeres à Trindade estima-se um período de viagem de cerca de 26 minutos e até à Casa da Música de 30 minutos. O título de viagem necessário para ir de Fânzeres ou de Rio Tinto até à Trindade, Casa da Música ou Senhora da Hora será o Z3 (€1,20).

Ao todo, serão adicionados à rede mais sete quilómetros de linha e dez novas estações. As novas estações têm as seguintes designações: Contumil, Nasoni, Nau Vitória, Levada, Rio Tinto, Lourinha, Baguim, Carreira, Venda Nova e Fânzeres. O novo troço é quase todo de superfície, com excepção do túnel da Circunvalação. Para o quarto trimestre de 2010 é esperado que se conclua toda a parte de construção de infra-estruturas, seguida dos trabalhos de valorização da área envolvente e da circulação experimental, que se pretende que comece em Outubro. Prevê-se que a abertura do novo troço ocorra até ao final do ano.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.