26 outubro 2009

News Release 1135 : ONCF NA SENDA DO PROGRESSO


Faro [Portugal], 26.10.2009, Semana 44, Segunda-feira, 22:56

O Conselho de Administração da ONCF Office National des Chemins de Fer reuniram-se em Rabat no passado 16 de Outubro, contando com a presidência do deputado Karim Ghellab, que é o ministro do Equipamento e Transportes do reino de Marrocos.

A LUISFER considera que em Marrocos com a ONCF, se podem ver os melhores e mais modernos comboios africanos, vindo logo a seguir, a África do Sul, Tunísia, Egipto e Argélia. Temos acompanhado o desenvolvimento e respectiva modernização da infra ferroviária marroquina, com electrificações e renovações constantes de via, seja também a nível das grandes estações terminais, que não ficam a perder em relação a uma grande terminal europeia ocidental.



Como se pode ver na foto que acompanha este texto, 2 empresas de construção portuguesas (Jaime Ribeiro e Conduril) ajudam na construção da infra marroquina. Em relação ao material circulante, também a ONCF fez uma aposta na modernização, como as recentes Automotoras Eléctricas de 2 pisos de fabrico italiano que foram adquiridas recentemente, assim como a nova locomotiva PRIMA da série II, que teve a ONCF como primeiro cliente firme a receber (ver News Release 1033) esta nova versão melhorada da primeira série da PRIMA da Alstom.

A finalizar, desejamos referir que nesta reunião do conselho de administração da ONCF, foi apreciado o contrato programa que acaba agora em 2009 e que começou em 2005, tendo-se verificado uma signficante melhoria no que toca a passageiros e carga transportada.



Está também preparado o novo contrato-programa (2010 a 2015), que aposta na melhoria da infra, e que, além disso, estão também inscritas verbas para se fazer entre Tânger e Casablanca, uma linha de grande velocidade, que a confirmar-se a sua execução, será a primeira em território africano.

Após esta reunião, o Conselho de Administração enviou uma mensagem de fidelidade e lealdade a Sua Majestade o Rei Mohammed VI que glorifica a Deus.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.