
Faro [Portugal], 18.05.2010, Semana 21, terça-feira, 15:32
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.
Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Ontem
A UE vai determinar, no último trimestre deste ano, quais os projetos que ganham, ou mantêm, o estatuto de prioritários dentro da RTE-T, Rede Transeuropeia de Transporte. O corredor ferroviário do Mediterrâneo (incluindo o eixo Grande Ferrmed, ligando Algeciras a Estocolmo) é um dos que serão analisados. A activação do corredor do Mediterrâneo entre Algeciras e à fronteira francesa ascende a cerca de 41 mil milhões de euros, quase quatro vezes menos do que o previsto pela União Europeia para o eixo de toda a Europa, segundo revelou a Ferrmed.
O Comissário dos Transportes da Comissão Europeia, Siim Kallas, estima em 153 mil milhões de euros o custo dos corredores de transporte de mercadorias de alta capacidade Mediterrâneo Algumas das despesas já foram elencadas pelo gabinete de Kallas: 22 mil milhões destinam-se à resolução de estrangulamentes; 30.000 mil milhões irão garantir o comprimento máximo dos comboios (fixado em 750 metros); e 8.500 milhões garantirão o estabelecimento de um gabarito adequado para contentores de grande altura e transporte combinado.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.