17 março 2010

News Release 1700 : Ferrovia gera mais emprego que rodovia, segundo estudos austríacos e alemães


Faro [Portugal], 17.03.2010, Semana 12, quarta-feira, 14:33

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Cargo Edições, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O investimento em infra-estrutura ferroviária gera dois terços mais empregos do que o investimento na rodovia, conclui um estudo da Universidade Técnica de Viena. Medido em número de postos de trabalho por cada mil milhões de euros investidos, a construção da auto-estrada gera cerca de 10.000 empregos. O mesmo montante investido na construção de estações ferroviárias cria à volta de 17.400 postos de trabalho. Se nos centrarmos nos gastos com construção da via, nos comboios de passageiros regionais e sobre as medidas de redução de ruído, poder-se-ão criar 16.000 postos de trabalho por mil milhões de euros.

Os números apresentados pelo Instituto de Estudos do Transporte da Universidade Técnica de Viena são baseados em dados primários emitidos pelo Instituto Austríaco de Pesquisas Económicas. Um estudo alemão também avaliou, com resultados comparáveis, a capacidade de criação de emprego da construção da ferrovia em cerca de 17.000 pessoas, um valor a que se deve acrescentar 25 000 postos de trabalho nas medidas de redução do ruído na verdade. A conclusão dos pesquisadores austríacos é que cada euro do dinheiro dos contribuintes cria 1,5 a 2,5 vezes mais empregos quando investidos em ferrovias, no transporte regional ou em modos não motorizados de transporte.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.