07 setembro 2009

News Release 962 : 10 ANOS DE PENDULARES



Olhão [Portugal], 07.09.2009, Semana 37, Segunda-feira, 12:46 - No passado dia 1 de Julho, celebrou a CP, 10 anos de exploração comercial com os seus comboios Pendulares, mais rigorosamente, a série C(omboio) P(endulação) A(ctiva) 4000. Derivados na sua concepção, do famoso Pendolino dos italianos FS (ETR 460), o nosso pendular, é hoje o material topo de gama, para o longo curso. Com 10 unidades adquiridas à FIAT Ferroviaria (hoje Alstom) e montadas na antiga "SOREFAME", na altura, denominada ADtranz, porque adquirida por esse grupo, antes de passar para a Bombardier.

Com uma velocidade máxima de 220 km/h, este tipo de material, foi concebido, para se poderem praticar velocidades próximas da chamada Grande Velocidade, mas em linha convencional, que melhorada, não dá as prestações necessárias para os chamados TGV atingirem toda a sua potencialidade, que só se consegue em ligne nouvelle à grande vitesse. Por isso, com custos bastante mais reduzidos, consegue-se melhorar a oferta de algumas relações, praticando mais velocidade, que os chamados comboios convencionais (loco+carruagem ou automotora não pendular), reduzindo assim o tempo de viagem, tudo graças ao mecanismo hidráulico (pendulação) que permite às caixas da respectiva automotora, inclinarem-se nas curvas, possibilitando mais velocidade e respectivo conforto para os passageiros que num comboio convencional, não aconteceria, porque aborda uma mesma e determinada curva, com prestações mais humildes.

Em 1 de Julho de 1999, a CP começou a fazer Lisboa - Porto, depois o Pragal, passou a ser o destino mais a Sul, além do Porto a Norte. Depois de renovada a via e electrificada, o pendular passou a ir a Braga, portanto mais a Norte e depois de acontecer o mesmo (renovar e electrificar) na Linha do Sul e Algarve, o pendular chega então ao Sul, atingindo Faro.

A nível de percursos actuais, o mais longo é Porto - Faro e a seguir é Lisboa - Braga, não havendo hoje um pendular a fazer Braga - Faro com a mesma composição, ou seja, sem transbordo. Lisboa ao Porto é o trajecto mais pequeno, e corresponde ao que foi criado na origem do serviço.

Editamos também e junto com a presente News Release, um pequeno esquema que retrata o que foi o serviço nos últimos 10 anos, feito pelos pendulares da CP.



Luís Moreira

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