01 outubro 2009

News Release 1043 : REI DA SUÉCIA APOSTA NA GRANDE VELOCIDADE FERROVIÁRIA



Faro [Portugal], 01.10.2009, Semana 40, Quinta-feira, 10:59 - No passado dia 22 de Setembro, o Rei Carl Custav da Suécia, visitou e fez-se transportar a bordo de um AVE da RENFE (TGV espanhol), entre Barcelona Sants e Zaragoza Delicias. Devemos dizer que o monarca sueco, assim como as principais autoridades governamentais suecas, e ainda os responsáveis ferroviários, seja da Banverket (o mesmo que REFER em Portugal), como da SJ (o mesmo que CP em Portugal), já mostraram interesse em avançar na Grande Velocidade Ferroviária, aliás, já há instrumentos e projectos nesta matéria para ligar Stockholm a Göteborg e a Malmö, com conhecimento e inscritos no programa GV da UIC.




Também devemos dizer que a Noruega e a Finlândia, já se mostraram também interessadas e não querem ficar fora da GV. Esta atitude correcta, sobre o nosso ponto de vista, deita por terra as afirmações de muitos críticos do TGV em Portugal, afirmando que os países nórdicos não possuem TGV. Já, na altura em que ainda não existia a Banverket, e era a SJ que respondia pela infra, que se fizeram as primeiras rectificações nas linhas convencionais para receber o pendolino sueco, o X 2000, se dizia, que se devia logo ter apostado na GV. Não se apostou, vai-se fazer isso agora e o X 2000, trouxe uma melhoria no serviço, velocidade e oferta, mas não chega, os suecos querem mais.

Nesta sua visita de trabalho, o Rei Gustav foi acompanhado pelos Presidentes da RENFE e ADIF, respectivamente Teófilo Serrano e Antonio Gonzalez, junto com membros do governo sueco e uma equipa de responsáveis ferroviários da Suécia.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Vía Libre / For photo, thanks to Vía Libre.
Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.