
Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 22:59
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.
Fonte: Transportes & Negócios
Autor: Redacção
Data: Ontem
“Mais de 99% do movimento do TVT em 2009 e 2010 é da MSC”, afirma o director-executivo da companhia em Portugal, na sequência da divulgação dos resultados do Terminal Multimodal do Vale do Tejo.
Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS oportunamente noticiou, o TVT reportou para 2009 um crescimento de 16% na movimentação de TEU e de 42% no número de comboios.
A empresa justificou os números, e bem assim o forte crescimento de 60% experimentado no arranque de 2010, com a “parceria estratégica” estabelecida com a Takargo, que ali estabeleceu a sua base de operações depois de a MSC se ter mudado para as instalações próprias, também no Entroncamento.
Sem contestar os números, Carlos Vasconcelos afirma, em e-mail enviado ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, que “é completamente falso que o TVT tenha movimentado mais comboios e contentores em 2009 graças à Takargo”.
“Mais de 99% do movimento do TVT em 2009 e em 2010 é da MSC”, acrescenta aquele responsável. Que reforça dizendo que “o movimento da Takargo é absolutamente residual, como será facilmente verificável por quem queira saber efectivamente quais os volumes movimentados”.
Carlos Vasconcelos sublinha ainda que embora a MSC tenha inaugurado e esteja a operar no seu terminal próprio “desde Novembro de 2009, ainda mantém um volume significativo das suas operações no TVT”, justificando-o com o facto de “não deter ainda os estatutos aduaneiros do seu terminal necessários à movimentação das cargas não comunitárias”.
A MSC tem a CP Carga como parceira na movimentação, por via férrea, dos contentores de e para o terminal do Entroncamento.

Paulo Almeida


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