13 maio 2010

News Release 2048 : Espanha pode atrasar Lisboa-Madrid


Faro [Portugal], 13.05.2010, Semana 20, quinta-feira, 23:08

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Transportes & Negócios
Autor: Redacção
Data: Ontem

A linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid poderá ser uma das obras públicas abrangidas pelos cortes de investimento anunciados pelo governo de Espanha.

Espanha vai cortar mais de seis mil milhões de euros no investimento público até 2011. Madrid garante que nenhuma obra será abandonada, mas concede que haverá atrasos na execução dos trabalhos, atrasos esses que poderão chegar a um ano.

Os cortes na despesa pública afectarão essencialmente as obras que estejam mais atrasadas. O que, falando de Alta Velocidade ferroviária, se aplica à ligação de Madrid à fronteira, da linha Lisboa-Madrid.

“A informação sobre que obras ou que projectos se desacelerarão será explicada pelo ministro na próxima semana, no Parlamento”, adiantou uma fonte do Ministério do Fomento espanhol citada pela “Lusa”.

De acordo com o calendário actual, a ligação Lisboa-Madrid deveria estar operacional em 2013, mas o governo de Sócrates acaba de decidir adiar a ligação Lisboa-Poceirão.

Recorde-se que já foi Espanha, pela voz do actual ministro do Fomento, que veio a Lisboa dizer que seria impossível concluir no prazo original a ligação Porto-Vigo, factor decisivo para a decisão do MOPTC de atrasar os trabalhos também do lado de cá da fronteira.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.