26 setembro 2009

News Release 1029 : NA REPÚBLICA CHECA CHEGA-SE AOS 200 KM/H


Faro [Portugal], 26.09.2009, Semana 39, Sábado, 10:01 - A gestora da Infra na República Checa, a SŽDC (congénere da nossa REFER), decidiu incrementar toda a logística necessária, no sentido de elevar a velocidade máxima dos actuais 160 km/h, para os 200 km/h e mesmo um patamar superior, na ordem dos 230 km/h, em alguns dos seus eixos fundamentais e para os próximos anos.

Tendo como horizonte de implementação destas novas velocidades para 2012-2015, a operadora checa terá que fazer aquilo que nós já fizemos no nosso país há anos atrás, por exemplo na Linha do Norte (troços renovados), que é o de adaptar a sinalização luminosa e eliminar as também muitas passagens de nível que por lá também existem.

As linhas que estão neste plano de modernização, são Brno - Ostrava, Brno - Breclav, Chocen-Pardubice e Moravská Nová Ves - Napajedla.

Como os nossos amigos leitores sabem, também a CD (igual a CP em Portugal), tem no seu parque, pendulares similares ao nosso Alfa Pendular, mas com mais caixas que o nosso e que se matriculam na série UIC 680 e a sua velocidade máxima é de 230 km/h e como se pode constatar, não alcançam em grande medida, a sua potencialidade em termos de velocidade, pois estão limitados por agora a 160/180 km/h em território checo.

Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.