07 fevereiro 2007

News Release 553 : EMEF REABILITA COM SUCESSO VAGÕES PARA A CP




Porto [Portugal], 07.02.2007, Semana 06, Quarta-Feira, 18:32 - Como os nossos amigos leitores sabem, a EMEF, é detida a 100% pela CP e é hoje a maior metalomecânica do país. Já não é a primeira vez, que a EMEF é notícia pela excelência e qualidade dos serviços que presta. Desta vez, desejamos dar conta da excelente "perfomance" que a EMEF está outra vez a ter, especialmente o seu GOP (Grupo Oficinal do Porto), no que toca à total reabilitação/reconstrução de uma nova série de vagões para a CP.



Com efeito, a antiga série de vagões fechados de eixos 154 0 000 Gbkks, que era constituída por 100 unidades, estava a ter pouco uso, no que toca a este tipo de vagões e à procura correspondente, e então, achou por bem a CP criar uma nova série de vagões a partir desta antiga série, ou seja, não serão criados novos vagões fechados, mas sim, vagões plataformas dotados de fueiros, a serem matriculadas numa nova série e que é a 333 0 000 Kbs.

Convém realçar, que à excepção dos fueiros, que chegam à EMEF já prontos a instalar, toda a concepção/desmontagem (dos antigos) e reconstrução (dos novos) destes vagões é feita pela EMEF, tendo começado a EMEF há já alguns meses a reconstruir estes novos vagões, esperando a mesmo EMEF, até este Verão, colocar em linha, todos os 84 vagões que vão constituir esta nova série de vagões plataforma, que estão a ser entregues à CP, na cadência de várias unidades por mês e que, ao contrário do que tem sido prática (durante décadas) nas redes ferroviárias europeias (incluíndo a CP), estão pintados não no tradicional castanho/cor de vinho, mas sim de verde, parecendo à primeira vista, vagões da RENFE, que lembramos, já tem no seu parque e há alguns anos, vagões plataformas (de bogies e de eixos) dotados de fueiros, também pintados com este esquema de cor.

Segundo sabemos, o diferencial de 16 vagões que faltam em relação à antiga série, não será motivo de reconversão, visto alguns deles já terem sido dados de baixa devido a acidente ou mau estado, ou mesmo, possivelmente, preservar em parque e na série antiga, alguns destes vagões fechados da série 154 0 000 Gbkks.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.