27 maio 2009

News Release 775 : MAIS UMA PÉROLA DA NOSSA IMPRENSA (Correio da Manhã)



Olhão [Portugal], 27.05.2009, Semana 22, Quarta-feira, 10:40 - Temos o hábito matinal de no modo diário, vermos via web, os títulos da imprensa nacional e internacional, assim como da televisão, especialmente RTP, SIC e TVI.

Depois de termos visto a capa de hoje do CORREIO DA MANHÃ, entramos no site do jornal, para lermos melhor uma notícia que nos interessava, e depois vimos na coluna de última hora, uma referência à CP, pelo que fizemos leitura e deparamo-nos com a seguinte pérola:



Sendo assim, dizemos aos senhores jornalistas do CORREIO DA MANHÃ, que Barcelos tem comboio realmente e pertence ao distrito de Braga, mas a estação ferroviária de Barcelos, é uma das muitas que pertencem à Linha do Minho, que liga o Porto a Valença. Ora, a Linha do Norte, começa em Lisboa e termina no Porto e é a principal linha ferroviária portuguesa. Esta última, Linha do Norte, está electrificada a 25Kv 50Hz ac, por isso, pode acontecer o que a notícia refere, ou seja, a queda de uma catenária. Mais o erro (ignorância) persiste, visto que a Linha do Minho, também está electrificada, mas só entre o Porto e Nine, e depois para Braga, neste caso, já no Ramal de Braga, mas voltando à Linha do Minho, o troço entre Nine, Barcelos, Viana do Castelo e Valença, ainda não está electrificado, por isso, não pode ter caído nenhuma catenária em Barcelos.

Também de realçar, que havendo este pequeno incidente, a CP, aborde o assunto em favor dos seus clientes, mas no lugar da CP, devia-se fazer referência à REFER, que essa sim, é que é responsável pela infra, o que abrange como é óbvio, a electrificação das linhas ferroviárias que estão sobre sua dependência, como é o caso das Linhas do Norte e Minho, assim como todas as outras que existem no nosso país.

Podem os nossos amigos leitores afirmar que errar é humano, sim, isso é uma verdade absoluta, mas os media em Portugal, em matéria ferroviária, mostram (e já nos habituaram) uma ignorância completa e já por várias vezes, nós próprios os confrontamos com esses erros, no sentido de os corrigirem, e vimos do lado de lá, a maior parte das vezes, arrogância, sobranceria e um não aceitar, que outrém os corrija, naquilo que está mal, como se percebe. Por isso, não valeu a pena fazermos mais uma tentativa, neste caso, para o CORREIO DA MANHÃ.

Luís Moreira



««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto/Olhão, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.