04 julho 2009

News Release 849 : A CONCORDÂNCIA DA FUNCHEIRA



Olhão [Portugal], 04.07.2009, Semana 27, Sábado, 20:08 - Continuando a descrever neste nosso blog, os principais nós e entroncamentos da nossa rede ferroviária, iremos nesta NR, apresentar a Concordância da Funcheira, situada em pleno Alentejo.

Esta Concordância da Funcheira é de construção recente, tem de extensão 2,5 kms, é em via única 1 x 1668mm e está electrificada a 25Kv 50Hz ac e tem como função, permitir o enlace directo de comboios entre a Linha do Sul (aquém Funcheira) e a Linha do Alentejo (aquém Funcheira), salvando assim a estação da Funcheira, das respectivas manobras de inversão de comboios, como se pode verificar no mapa esquemático abaixo.



Como se pode verificar também na foto de satélite abaixo, podemos perceber que a Concordância da Funcheira (a) tem o seu início na Bifurcação da Funcheira - Sul (b) e termina na Bifurcação da Funcheira - Alentejo (c) e como se pode verificar também, a Linha do Sul (d) e a Linha do Alentejo (e) confluem na estação da Funcheira, que já não aparece na foto de satélite (canto inferior esquerdo).



Pode-se dizer sem margem para erro, que esta Concordância da Funcheira, foi construída por causa do Ramal de Neves Corvo, ou seja, circulam por ela, essencialmente comboios mineraleiros, que vindos em carga (ou em vazio), procedem do Ramal de Neves Corvo, entram na Linha do Alentejo em Ourique e depois inflectem para Norte, através da Concordância da Funcheira, entrando assim na Linha do Sul, onde seguem pela mesma linha no sentido descendente, ou em Ermidas-Sado, podem então alcançar o Porto de Sines, salvando assim, como se percebe e como já referimos, as complicadas manobras que teriam que ocorrer na estação da Funcheira.

Créditos: Pela foto de satélite, agradecimento à Google / For satelite photo, thanks to Google.

Luís Moreira




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