31 julho 2009

News Release 897 : RZD COMPRA 200 CARRUAGENS-CAMA



Olhão [Portugal], 31.07.2009, Semana 31, Sexta-Feira, 10:03 - Os caminhos-de-ferro russos, RZD, acabam de assinar um contrato com um consórcio (Siemens Mobility + Transmash Holding's), com vista ao fornecimento de 200 carruagens-cama, por um valor de € 320 milhões, estando previsto em 2010, começarem a ser entregues as primeiras unidades e terminar essa mesma entrega em 2015. Estas carruagens, além de serem ultra-modernas, possibilitam uma velocidade de 200 km/h (velocidade de design e projecto), podendo no máximo, depois de pequenas alterações, atingir mesmo os 250 km/h, o que é notável para um veículo que é apenas uma carruagem.



Além de tudo isto, o que é mais importante referir, é que estas carruagens para os RZD, odedecem pela primeira vez às normas RIC da UIC e serão entregues com jogos duplos de bogies, ou seja, a Siemens fabrica a caixa e os respectivos interiores, assim como os bogies em versão standard UIC, que é a bitola de 1435mm, enquanto que uma subsidiária russa, a Tver Carriage Works, vai produzir os bogies aptos para circularem no território russo, que tem uma bitola de 1520 mm, assim como a sua vizinha Finlândia.

A RZD vai destinar estas carruagens para os seus comboios que ligam Moscovo às grandes capitais europeias do ocidente como Paris, Berlin, Warszawa, Wien, Athinai, Sofia, Roma, Bucharest, Praha, etc.

Recordamos que as carruagens-camas actuais dos RZD, que chegam a Wien, ou outras cidades europeias nos comboios ofertados, não obedecem às normas RIC, mas são aceites ao tráfego, como excepção à regra. Das mais de 26000 carruagens que fazem parte do parque dos RZD, só 232 dessas mesmas carruagens, são carruagens RIC e essas mesmas foram importadas há já alguns anos atrás, aos alemães da DB.

Nota: Pela foto, agradecimento aos RZD; for photo, thanks to RZD.

Luís Moreira





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