08 setembro 2009

News Release 965 : MAIS 10 COMBOIOS A CIRCULAR



Olhão [Portugal], 08.09.2009, Semana 37, Terça-feira, 10:44 - A partir de hoje, a CP explora mais 10 comboios de passageiros, junto com os mais de mil, que no dia-a-dia, faz circular nos modos de passageiros e mercadorias.

Com efeito, depois de há vários anos, ter sido suspensa a circulação de comboios de passageiros em toda a Linha de Vendas Novas (do Setil a Vendas Novas), circulando então só comboios de mercadorias, eis que, depois da consertação necessária, a CP volta a ter comboios locais de passageiros na Linha de Vendas Novas. Desta vez, circulam só entre o Setil e Coruche, não se estendendo o serviço até Vendas Novas.

Devemos talvez explicar aos menos atentos, que o serviço não se estende até Vendas Novas, porque, devido à não electrificação da via entre o Vidigal e Vendas Novas, não podem circular as automotoras eléctricas da série UTE 2240, que a partir de hoje, estão também afectas a esta relação entre o Setil e Coruche.

Editamos em baixo, os horários que vigoram a partir de hoje, para os dias úteis, que são 5 comboios para Coruche a partir do Setil e 5 que fazem o percurso inverso, sendo que a relação aos fins-de-semana, se faz apenas com 6 comboios, ou seja, 3 em cada sentido. Numa atitude simpática por parte da operadora ferroviária, desde hoje e até às 23:59 do próximo sábado, as viagens são gratuitas para os comboios desta relação Setil - Coruche e volta.



Não fosse o facto de estarmos a falar de uma linha situada em pleno Ribatejo, quase que poderiamos fazer a comparação com o que se passa em França, pois neste país, a nível da Action Régionale, a SNCF, junto com as regiões desse país, praticam uma comunhão de interesses muito diferentes do que acontece no nosso país, visto que o próprio material circulante que a SNCF utiliza (TER) é propriedade das regiões e são elas mesmas que fazem a aquisição do mesmo material, perante a Alstom ou Bombardier, por exemplo.

Neste caso, da Linha de Vendas Novas, temos a CP e mais 3 municípios a saber, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, que vão ter receitas e despesas, totalmente partilhadas, ou seja, em tudo igual ao que acontece em França, com a única diferença das UTE 2240, serem propriedade da CP e não dos municípios, de resto, como já dissemos, é igual ao que acontece em terras gaulesas. Um exemplo a seguir, pensamos.

Terminamos, sem deixar de sugerir, que a REFER, pode numa "sexta-feira" electrificar o troço tão pequeno, como é aquele que assegura a ligação entre o Vidigal e Vendas Novas, e por consequência, trazer este último município, também para esta parceria e assim dar mais valias à exploração e às gentes desta zona do país.

Luís Moreira

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