
Por conseguinte, a European Rail Infrastructure Managers (EIM), a Comunidade dos Caminhos de ferro e Operadores da Infra (CER) e a União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC) disseram que iriam trabalhar em conjunto através de uma Coordenação do Grupo Técnico. "Por ser capaz de expressar posições conjuntas sempre que possível, a entrada para as actividades da ERA, pelos caminhos será mais clara e coerente", disse um comunicado conjunto. Recordamos, que mais uma vez, a UE entrou por caminhos nunca antes navegados e decidiu criar a agência, que veio fazer aquilo que a UIC já fazia e que a CER também na parte relativa à cooperação, também já fazia, o que sobre o nosso ponto de vista, não seria necessário proceder assim.
"O CTG vai tomar uma decisão técnica do sector processo decisório mais eficaz, o que deve contribuir para a realização de uma rede ferroviária interoperável verdadeiramente europeia", segundo a Libor Lochman, Director Executivo Adjunto da CER.
Como os amigos leitores sabem, a CER representa mais de 70 gestores de infra-estruturas europeias e as empresas ferroviárias a nível europeu, entre as quais CP e REFER. Por outro lado, a EIM foi criada para promover os interesses dos gestores de infra-estrutura independente, enquanto que a UIC, de longe, a mais importante organização ferroviária mundial e a única que verdadeiramente sabe a fundo sobre matéria ferroviária, promove a cooperação técnica entre as ferrovias em todo o mundo.

Luís Moreira
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