23 outubro 2009

News Release 1121 : Cooperação a nível de organizações ferroviárias

Faro [Portugal], 23.10.2009, Semana 43, Sexta-feira, 13:11 - No passado dia 19 de Outubro, três associações da indústria anunciaram um acordo para desenvolver posições comuns sobre questões técnicas em apoio das actividades da União Europeia, através da sua Agência Ferroviária.

Por conseguinte, a European Rail Infrastructure Managers (EIM), a Comunidade dos Caminhos de ferro e Operadores da Infra (CER) e a União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC) disseram que iriam trabalhar em conjunto através de uma Coordenação do Grupo Técnico. "Por ser capaz de expressar posições conjuntas sempre que possível, a entrada para as actividades da ERA, pelos caminhos será mais clara e coerente", disse um comunicado conjunto. Recordamos, que mais uma vez, a UE entrou por caminhos nunca antes navegados e decidiu criar a agência, que veio fazer aquilo que a UIC já fazia e que a CER também na parte relativa à cooperação, também já fazia, o que sobre o nosso ponto de vista, não seria necessário proceder assim.

"O CTG vai tomar uma decisão técnica do sector processo decisório mais eficaz, o que deve contribuir para a realização de uma rede ferroviária interoperável verdadeiramente europeia", segundo a Libor Lochman, Director Executivo Adjunto da CER.

Como os amigos leitores sabem, a CER representa mais de 70 gestores de infra-estruturas europeias e as empresas ferroviárias a nível europeu, entre as quais CP e REFER. Por outro lado, a EIM foi criada para promover os interesses dos gestores de infra-estrutura independente, enquanto que a UIC, de longe, a mais importante organização ferroviária mundial e a única que verdadeiramente sabe a fundo sobre matéria ferroviária, promove a cooperação técnica entre as ferrovias em todo o mundo.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.