25 janeiro 2010

News Release 1458 : RAVE lança concurso para TGV ‘low-cost’


Faro [Portugal], 25.01.2010, Semana 05, Segunda-feira, 12:16

Com cortesia, editamos texto da notícia e foto, editadas hoje na página electrónica do Diário Económico, da autoria de Nuno Miguel Silva, que argumenta sobre mais um concurso da RAVE.

Os comboios que hão-de circular nas linhas Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto-Vigo não vão ter “grandes luxos”, mas serão confortáveis.

Os responsáveis da RAVE - Rede Nacional de Alta Velocidade já decidiram: os comboios que vão integrar a frota portuguesa e circular nas diversas redes de TGV serão de ‘low cost'.

"O concurso de material circulante [locomotivas e carruagens] que vamos lançar para as linhas Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo prevê que os comboios a adquirir sejam muito aproximados ao que é o modelo francês e para que caminha o modelo espanhol", revelou Carlos Fernandes, administrador da RAVE ao Diário Económico.



Este responsável sublinhou que "queremos comboios sem grandes luxos, mas confortáveis. Mas, sobretudo que sejam acessíveis no preço, quer de aquisição, quer de manutenção".


Sobre esta notícia, fizemos comentário no site do próprio jornal, que até à edição desta mesma notícia no nosso blogue, ainda não tinha sido aprovado e que é o seguinte:

É impressionante como se continuam a cometer erros gravíssimos nesta matéria do TGV em Portugal. Conforme reza a notícia, "O concurso de material circulante [locomotivas e carruagens*] que vamos (RAVE) lançar" é um autêntico absurdo, não é da competência da RAVE fazer isso, mas sim de quem vai explorar o TGV em Portugal e que já há muito tempo dizemos que tem que ser a CP, como em Espanha é a RENFE e em França a SNCF, por conseguinte, não foi a espanhola ADIF (o mesmo que REFER) nem a francesa RFF (o mesmo que REFER) que fizeram a adjudicação respectivamente dos AVE e TGV nesses países.

Enfim, há tantos anos que alertamos para estes erros gravíssimos e não há meio de fazermos as coisas correctamente. Realmente, não merecemos ter o TGV em Portugal.

Queiram, sff ver e perceber O TGV EM PORTUGAL em vários episódios aqui

* está errado, não são locomotivas e carruagens, mas sim automotoras eléctricas. Se quem afirma isto, é o jornalista, consideramos grave e não nos admiramos, porque todos os media cometem estes erros, conforme temos imensos casos que o provam, mas se Nuno Miguel Silva escreve tal e qual como Carlos Fernandes disse, então consideramos muito grave, que um gestor não consiga distinguir que em todos os países do mundo, inclusivé quando este comboio tão maltratado e "comboio maldito" chegar ao nosso pobre país, estes comboios de grande velocidade, como diziamos, são sempre feitos com AUTOMOTORAS ELÉCTRICAS e não com Locomotivas e Carruagens. Como exemplo, os nossos melhores comboios, que são os Pendulares e que não são comboios de grande velocidade, são igualmente Automotoras Eléctricas.

LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Luís Moreira

PS: O que está em escrita normal, é o texto da nossa notícia, o que está em itálico é a notícia editada no Diário Económico, o que está a azul, é o comentário que não foi publicado no mesmo jornal e por fim a vermelho é um comentário nosso que não faz parte do comentário a azul e que não foi enviado para o site do DE.

Luís Moreira


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