
Faro [Portugal], 25.02.2010, Semana 09, quinta-feira, 12:24
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal O Ribatejo, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.
O vereador do PS na Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, apresentou uma série de recomendações para melhorar a qualidade do serviço na ligação ferroviária Setil – Coruche, elaboradas a partir de queixas que lhe têm chegado por parte dos utentes do deste novo serviço da CP.
Uma delas tem a ver com a falta de segurança na estação de Muge, concelho de Salvaterra, onde os muitos assaltos a viaturas têm levado os utentes a optar por estacionar perto dos estabelecimentos comerciais na Estrada Nacional 118, em vez de o fazer junto ao apeadeiro.
O vereador sugere que a Câmara deve avançar rapidamente com a colocação de iluminação pública, construir passeios e remover o lixo e entulho que por ali se foi acumulando, dando um aspecto digno ao acesso à estação.
A falta de uma ligação telefónica directa à linha de informações da CP é outra questão referida por Hélder Esménio, que não compreende porque razão a empresa ainda não equipou a estação de Muge com este dispositivo.
Trata-se de um pequeno investimento que “seria muito importante para saber de eventuais atrasos ou avarias”, e já fez muita falta quando a circulação ferroviária este interrompida e os passageiros ficaram sem saber se haveria transporte alternativo, assinala.
Na estação do Setil, onde é feita a ligação à Linha do Norte, os utentes queixam-se sobretudo da falta de sanitários e de um abrigo com dimensões adequadas para proteger os passageiros quando está a chover.
Lembrando que o tempo de espera chega a ser de 30 minutos, para alguns comboios, o vereador considera que a autarquia deveria pressionar a empresa pública para resolver estas questões e melhorar a qualidade do serviço que presta.
Desactivado durante duas décadas, o ramal Coruche – Setil, que tem uma extensão de 24,8 quilómetros, entrou novamente em funcionamento em Setembro de 2009, depois de um investimento de 430 mil euros por parte da REFER.
O serviço passou a garantir a ligação ferroviária diária entre Coruche e Lisboa, com benefícios directos para os passageiros deste concelho, de Salvaterra e do Cartaxo.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.