30 agosto 2010

News Release 2207 : Complementar da News Release anterior


Faro [Portugal], 30.08.2010, Semana 35, segunda-feira, 10:22

Na News Release anterior, abordamos a questão da via estreita em Portugal e recebemos na caixa de comentários, que aprovamos, um texto do Senhor João Silva, que agradecemos. A certo do ponto da sua argumentação, o Senhor Silva faz referência à Linha de Leixões, e sobre essa matéria gostariamos também de dizer o seguinte, em sequência daquilo que dissemos então na anterior News Release e que reza assim:

A Linha de Leixões, é um caso paradigmático, pois a LUISFER lembra-se bem, ainda do serviço muito reduzido que a CP oferecia aos seus clientes nos anos 70 do século passado entre Contumil e Leixões. Várias vezes dissemos e continuamos a dizer, que é pena, que esta linha esteja a ser pouco explorada (antes e agora com os ainda poucos comboios de mercadorias), pois algumas das cidades que serve, são grandes potenciais de tráfego como Matosinhos e São Mamede de Infesta. O layout da estação de Leixões está completamente diferente daquele que deveria ser, com uma clara distinção que deveria já ter sido feita há muitos anos, até antes da electrificação, que seria criar um bifurcação para atender Terminal Porto de Leixões (Mer) e uma pequena extensão da via férrea, originária nessa tal bifurcação, para atender uma estação (pax) de 3/4 vias junto ao términus da Linha do Metro e para atender os passageiros da Cidade de Matosinhos/Leça (via ponte a pé, cerca de 4 minutos). Como se sabe a electrificação já existe há alguns anos, não muitos e esperou-se muito por este serviço que a CP agora oferta aos seus clientes, mas que pode ser muito mais rentabilizado e o que falta fazer segundo o que atrás dispomos, não é muito, até é pouco, basta ter-se querido fazer ou fazer já.

E para terminar, a nível de trajetos pax, e porque a Linha de Leixões é pequena em extensão, a atual oferta Ermesinde - Leça do Balio devia ser extinta e oferecer então 3 relações, adequadas à procura, que seria sempre em crescendo, ou seja, a tal nova estação Matosinhos até Porto SB (alternativa ao metro, servindo outro mercado) e principal das 3 relações, e para criar ligação direta às linhas do Minho e Douro e captar clientes, teriamos Matosinhos até à Trofa e Matosinhos até Valongo, numa primeira fase que com consolidação de tráfego e clientes, poderia seria mais tarde extendida para fazer Matosinhos a Famalicão e Matosinhos até Penafiel.


Luís Moreira


1 comentário:

  1. A abertura da Linha de Leixões aos passageiros , fui no intuito de , com uma nova estação em Leixões . muito próximo da actual estação do metro Sr. de Matosinhos , fazia a interligação do metro com o comboio para S.Bento , Linha do Minho e Linha do Douro e Linha do Norte .Também se construía apeadeiros no Hospital de S.João ( Agrela) e Pedrouços ( Maia ).
    Isto era o que constava no caderno de encargos !!!.
    Se assim fosse talvez aderissem mais passageiros a viajar na linha . Com as verbas dispendidas nas estações a funcionar , é um crime lesa pátria não avançar com as restantes obras .
    Não me admira que futuramente , devido à crise !!! feche novamente a linha aos passageiros .
    Li a vossa missiva que vem ao meu encontro
    Cumprimentos
    João Silva

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