17 dezembro 2010

News Release 2296 : AVE para Valencia inaugurado


Faro [Portugal], 17.12.2010, Semana 50, sexta-feira, 12:01

O herdeiro do trono espanhol, Príncipe Felipe e sua esposa, Letizia, inauguraram anteontem, a nova LAV Línea de Alta Velocidad entre Madrid e Valencia, que preparada ao pormenor pela ADIF, se compõe assim, o seu programa de inauguração/exploração:

Dia 15 - Inauguração do troço entre Madrid Cuenca/Albacete (69 km em 2011)
Dia 18 - Inauguração do troço entre Cuenca e Valencia
Dia 19 - Começo da exploração comercial com 15 comboios ida & volta entre Madrid e Valencia, com tempo mínimo de 1h38m para fazer 383 km, ou seja, a distância desta nova linha.



Recordamos que a China é desde há muito poucos anos líder mundial em extensão de linhas já construídas, ultrapassando a França, a Alemanha ou o Japão. A nível europeu a Espanha deu um salto enorme depois da LAV Madrid/Sevilla e já está a nível mundial em segundo lugar, ou seja, logo atrás dos chineses e na Europa, como se percebe, possui a maior rede com 2665 km de extensão.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.