08 outubro 2009

News Release 1062 : 45 ANOS DA GRANDE VELOCIDADE



Faro [Portugal], 08.10.2009, Semana 41, Quinta-feira, 10:35 - O conceito da Grande Velocidade Ferroviária nasceu no Japão, pese embora os recordes de velocidade ferroviária pura feitos na Europa, especialmente pela SNCF (331 km/h na linha dos Landes). Fazemos referência a esta matéria, porque precisamente há dias atrás, mais rigorosamente no dia 1 de Outubro, fez 45 anos que foi inaugurada no Japão a primeira linha e o primeiro serviço denominado Shinkansen (que significa apenas "linha nova") que foi adoptado seja para a infra como para os próprios comboios bala em terras nipónicas. A linha em questão é a Tōkaidō Shinkansen, que com 552 kms liga Tokyo a Osaka.



É preciso recordar, que depois da grande destruição que o Japão sofreu durante a II Guerra Mundial, as vias de comunicação no país do Sol Nascente estavam perfeitamente arrasadas, Sogo, visionário ferroviário da JNR percebeu que o futuro do Japão a nível ferroviário estava na Grande Velocidade e não na rede existente que era e é ainda em via métrica. Quando Sogo morreu, tinha recebido a mais alta medalha do Japão, pela visão que teve de dotar o Japão com o famoso comboio bala. Depois disto, todos os outros países também disseram que queremos isto no nosso país um dia e assim foi acontecendo a partir de 1981 na Europa, com o TGV da SNCF entre Paris e Lyon e por aí fora.

Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.