06 novembro 2009

News Release 1210 : Cartaxo leva gratuitamente passageiros para a estação do Setil


Faro [Portugal], 06.11.2009, Semana 45, Sexta-feira, 17:38

Num gesto louvável de levar passageiros ao caminho-de-ferro, relata-nos o semanário O Mirante, que existe um autocarro grátis entre o Cartaxo e a estação do Setil, numa oferta da Câmara Municipal do Cartaxo. Por ser um tema interessante e ligado à ferrovia, editamos com cortesia, a referida notícia:

O percurso entre a cidade do Cartaxo e a estação ferroviária do Setil pode ser feito gratuitamente num autocarro colocado à disposição pela câmara municipal nos dias úteis. A paragem funciona junto à estação dos Correios. O primeiro autocarro parte às 06h30 do Cartaxo. O percurso volta a ser repetido às 07h05, 08h30, 12h30, 18h30 e 20h10. No Setil os autocarros com destino ao Cartaxo partem às 06h45, 07h45, 08h45, 12h40, 18h45 e 20h45. A viagem tem a duração de cerca de 10 minutos.

A ligação ferroviária para passageiros entre Coruche e Setil foi reactivada a 7 de Setembro possibilitando daí o acesso a Lisboa. O serviço, que estava desactivado desde 2004 por falta de rentabilidade, conta com dez circulações diárias, nos dias úteis (cinco em cada sentido), e seis comboios aos sábados (três em cada sentido), com paragens também em Marinhais e Muge (Salvaterra de Magos).

A reactivação do troço entre Coruche e Setil para o transporte de passageiros resulta de um protocolo assinado a 22 de Julho, entre a CP, a REFER e os municípios do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Implicou um investimento de cerca 430 mil euros por parte da REFER, para a realização de trabalhos de adaptação das estações envolvidas. A CP terá de suportar 50 por cento do custo de exploração do serviço, estimado em 49 mil euros mensais. A cada um dos três municípios cumpre pagar sete mil euros mensais à CP, correspondentes a 16,66 por cento.

As autarquias têm ainda a responsabilidade de garantir as acessibilidades entre as estações e os serviços de transportes, sejam eles municipais ou por operadores privados. Têm ainda de assegurar a manutenção e conservação dos espaços, a sua limpeza e vigilância pública.

O tempo total do trajecto Coruche-Setil é de 30 minutos, optimizando as ligações à cidade de Lisboa e assegurando a ligação ferroviária ao norte do país. A ligação Coruche-Lisboa tem a duração de 01h21.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.