16 dezembro 2009

News Release 1341 : RAVE com opção errada para o Ramal de Braga


Faro [Portugal], 16.12.2009, Semana 51, Quarta-feira, 15:03

O jornal Correio do Minho, edita hoje uma notícia relaccionada com a ligação Porto-Vigo, que a RAVE está a projectar, incluíndo o aproveitamento do Ramal de Braga. Com cortesia, editamos a seguinte parte da notícia então editada.

A empresa RAVE - Rede Portuguesa de Alta Velocidade está a estudar a instalação de um terceiro carril num troço de seis a sete quilómetros do ramal de Braga, de modo a que o mesmo possa ser utilizado pelos comboios de alta velocidade. A revelação foi feita ontem por Carlos Fernandes, administrador da RAVE, numa sessão de esclarecimento sobre o estudo de impacte ambiental do troço Braga - Valença da ligação ferroviária de alta velocidade entre Porto e Vigo.

Os técnicos da RAVE equacionam o aproveitamento do ramal de Braga, a seguir à estação de Nine e até Tadim, na segunda fase de execução do eixo Porto-Vigo, o que só acontecerá após 2015. Nessa segunda fase, será construída uma linha de alta velocidade entre a estação de Campanhã, o aeroporto Sá Carneiro e a linha da primeira fase do projecto, entre Braga e Valença, actualmente em fase de consulta pública.


Sobre esta matéria, a LUISFER deseja afirmar que mais uma vez se estudam opções erradas em matéria de Linhas de Grande Velocidade, ao se querer utilizar uma parte do Ramal de Braga, para servir Braga no futuro em termos de Grande Velocidade. Isto mostra que houve pensar curto, e não se pensou correcto, e já há tanto tempo que nós e outros falavamos sobre o projecto do TGV em Portugal, e a RAVE, que é o mesmo que "REFER", não conseguriam desenhar uma estação que viesse a servir a bitola ibérica e a bitola UIC. Agora que o mal está feito, quer-se enviazar a situação com esta resolução, que voltamos a dizer, está errada e não deve ser equacionada, porque precisamos do Ramal de Braga, tal e qual como está.


Luís Moreira



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