06 fevereiro 2010

News Release 1502 : TGV: uma nova linha que ligue Lisboa e Porto "é incontornável"


Faro [Portugal], 06.02.2010, Semana 06, Sábado, 12:49

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal I, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A construção de uma segunda linha ferroviária entre Lisboa e o Porto é inevitável. Esta é a certeza de vários especialistas ouvidos pelo i, que dizem que a capacidade da Linha do Norte está esgotada e só uma nova linha pode potenciar o desenvolvimento do sistema.

Para o ex-administrador da CP Ricardo Bexiga, a linha do Norte "está completamente congestionada". O actual administrador do grupo FDO não tem "dúvidas nenhumas" de que isso "só pode ser ultrapassado" com outra linha, sob pena de "comprometer" a viabilidade ferroviária. Actualmente, a saturação é tão "brutal" que provoca "impactos muito graves nos horários de todas as redes".




Neste quadro, a opção pelo TGV revela-se "a mais correcta". O estudo "Promoção de Investimento pelo Estado e Sustentabilidade das Contas Públicas", da autoria da Universidade do Minho e do Ministério das Finanças, conclui que as linhas Lisboa-Porto e Porto-Vigo são os investimentos públicos mais onerosos para a economia no longo prazo, mas Ricardo Bexiga considera que ele "esquece todo um conjunto de externalidades positivas", como o "desenvolvimento económico, a fixação de pessoas e a criação de empregos".

No seu entender, "é um erro económico muito grave" desconsiderar a "mais-valia" competitiva do TGV em favor de outra linha convencional. O nosso sistema ferroviário "precisa urgentemente" de se ligar ao europeu.



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.