22 março 2010

News Release 1722 : Estação do TGV disputada


Faro [Portugal], 22.03.2010, Semana 13, segunda-feira, 11:03

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada anteontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista Jesus Zing.

A estação do TGV na região de Aveiro fica em Albergaria-a-Velha ou em Estarreja? A Câmara de Estarreja diz que o traçado escolhido pelas autoridades ambientais alterou a localização de Albergaria para Estarreja. Albergaria diz que não é bem assim.

A localização da estação do TGV prevista para Albergaria-a-Velha vai mudar após o traçado da Linha Lisboa-Porto escolhido pelas autoridades ambientais (Declaração de Impacte Ambiental, emitida pelo secretário de Estado do Ambiente) para o "limite sul do concelho em Estarreja, alterando-se o previsto inicialmente que indicava Albergaria-a-Velha", segundo uma nota de imprensa da edilidade estarrejense.

A estação ficará localizada na confluência da A1 e A29 com a A25.

"Problemas" em Estarreja

"É meia verdade", comentou, ao JN, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, João Agostinho. "Inicialmente estava prevista a nascente da A1 e agora passou para poente. Se fosse a nascente ficava toda em Albergaria-a-Velha mas como é a poente, há uma parte que fica em Estarreja, mas a grande parte fica em Albergaria", disse João Agostinho. "Esta alteração não põe em causa os interesses de Albergaria. A estação vai ficar a três quilómetros do centro enquanto que a distância para Estarreja é de 15 quilómetros".

O presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha não quis comentar o que levou a autarquia de Estarreja a procurar o ganho da estação do TGV.

José Eduardo Matos, presidente da Câmara de Estarreja, recusa qualquer tipo "guerra" relacionada com o assunto. "Trata-se de uma coisa boa para a região aveirense mas má para o concelho", considerou José Eduardo de Matos sobre o traçado do comboio de alta velocidade, apontando os "problemas" que vai causar na freguesia de Beduido, no lugar de Santiais. "As reservas que tínhamos, mantemos", disse, referindo a propósito da localização da estação que "há uma pequena parte que fica em Albergaria, mas o grosso ficará nos nossos limites".

Segundo Eduardo de Matos, a Declaração de Impacte Ambiental, emitida pelo Secretário de Estado do Ambiente, no dia 19 de Janeiro, é favorável ao "corredor" constituído por parte das soluções A e B e por um troço de ligação entre elas, "isto é, em termos físicos o traçado adoptado passará a nascente da A1 em Avanca e Beduído, derivando em Salreu para poente, onde atravessa Canelas e Fermelã".

De acordo com uma nota da autarquia de Estarreja, a RAVE informou a Câmara que providenciou a alteração do Decreto 7/2008 de 27 de Março, promovendo a libertação do corredor abandonado no âmbito do procedimento de avaliação ambiental faltando a sua publicação em Diário da República. "A prorrogação da vigência das medidas preventivas, por mais um ano, face aos constrangimentos e prejuízos que acarreta, deve ser excepcional", afirma a autarquia.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.