31 março 2010

News Release 1779 : TGV com nova ponte no Douro e estação em Laborim


Faro [Portugal], 31.03.2010, Semana 14, quarta-feira, 12:23

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A futura linha do TGV entre Lisboa e Porto poderá já não cruzar o rio Douro sobre a ponte ferroviária de S. João.

A Rave estará a estudar, com o aval do Governo, a reformulação do projecto, perspectivando-se a construção de uma travessia exclusiva para os comboios da alta velocidade entre as pontes de S. João e do Freixo. A notícia, avançada ontem pelo jornal Público, indica que a empresa pondera, ainda, o prolongamento daquela linha até ao aeroporto de Sá Carneiro, na Maia, onde seriam instaladas as oficinas de manutenção.

Esta hipótese já foi analisada com os responsáveis da Câmara de Gaia, que têm reivindicado a construção de uma estação do TGV no concelho. A reformulação da linha entre Lisboa e Porto permitiria ressuscitar o projecto do interface de Laborim, que contemplava, além das estações do comboio de alta velocidade, da Linha Amarela do metro e de um terminal de transporte público rodoviário, a construção de um hotel e de estabelecimentos para comércio e para serviços. O projecto foi engavetado depois da Rave ter anunciado que a linha não pararia em Gaia. Perante a decisão de prolongar a Linha Amarela a Vila d'Este, surgiu a ideia de construir um interface de menor dimensão, junto à estação do metro do Hospital de Santos Silva.



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.