11 setembro 2009

News Release 980 : 24 ANOS SÃO PASSADOS SOBRE ALCAFACHE



Olhão [Portugal], 11.09.2009, Semana 37, Sexta-feira, 00:10 - Quando falamos em 11 de Setembro, todos nos lembramos dos atentados terroristas contra Nova Iorque, a mando da rede comandada por Usama bin Laden, pois faz realmente também hoje 8 anos, que essa tragédia passou diantes dos nossos olhos. Mas o que motiva esta News Release, é o assinalar de mais um aniversário, de mais uma tragédia também, mas essa ocorrida em terras do nosso país há precisamente 24 anos.

Pois bem, quando hoje forem cerca das 18:00, faz então 24 anos que ocorreu o trágico acidente de Alcafache, ocorrido na Linha da Beira Alta, entre as estações de Mangualde e Nelas, tendo como estação intermédia, então Alcafache, hoje Moimenta-Alcafache.

Recordando um pouco, podemos informar os nossos amigos leitores que sendo mais novos, podem não saber alguns pormenores que possam achar importantes, devemos então dizer que este acidente que a CP teve e o pior da sua história, se deveu a um erro humano na expedição de 2 comboios, um deles, o Sud (ramo Porto), em que os mesmos comboios chocaram então de forma inevitável e frontalmente em plena via (única), provocando explosão e incêndio, factor decisivo para terem morrido mais pessoas (mais de 100 mortos), do que aquelas que se pensaria terem morrido, caso não houvesse incêndio.

Nos dias de hoje, a Linha da Beira Alta está dotada com uma muito maior segurança, por via dos elevados investimentos que o Estado português fez nesta mesma linha, anos depois, linha portuguesa essa que nos leva para a "Europa" além Pirinéus.

Luís Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.