02 novembro 2009

News Release 1181 : Programa do Governo (para a área ferroviária)


Faro [Portugal], 02.11.2009, Semana 45, Segunda-feira, 23:13

A LUISFER já esmiúçou o Programa do XVIII Governo Constitucional, naquilo que toca à área ferroviária, agora que o mesmo documento foi entregue no dia de hoje no Parlamento. Qualquer programa governativo que se apresente, julga-se que irá ser executado, assim se pensa, mas também se sabe que não é liquído que isso aconteça. Editamos de seguida e na íntegra, aquilo que Sócrates diz querer fazer em matéria ferroviária até 2013. Os nossos comentários serão inscritos a azul.



Sector Ferroviário

a) Afirmar o transporte ferroviário como o transporte terrestre de excelência, mais rápido, mais cómodo e mais seguro, aumentando a sua quota de mercado em 20% para o segmento das mercadorias e em 10% para os passageiros; positivo, devia ser um pouco mais ambicioso.

b) Concretizar a Rede Ferroviária de Alta Velocidade, ligando Portugal à Europa e dando coesão ao eixo económico Corunha–Setúbal, concretizando as linhas Porto-Vigo e Lisboa-Madrid até 2013 e a linha Lisboa-Porto até 2015; positivo fazer, mas grandes erros, com a continuação da existência da RAVE, designações dos trajectos e linhas erradas e acima de tudo, a construção e exploração, que está gravemente pensada para se fazer numa forma errada.

c) Concretizar a Terceira Travessia do Tejo, no eixo Chelas–Barreiro, permitindo uma ligação ferroviária Norte–Sul para mercadorias e longo curso de passageiros e o fecho do anel ferroviário da Área Metropolitana de Lisboa; positivo, não discutindo agora o trajecto escolhido.

d) Modernizar e melhorar as condições de segurança e operação de toda a rede ferroviária convencional, incluindo as linhas de via estreita, bem como a ligação a sistemas ferroviários urbanos; Muito positivo fazer.

e) Reabrir troços ferroviários onde esta solução seja a mais adequada em termos socioeconómicos, introduzindo novos conceitos de gestão dos serviços e da infra-estrutura, em parceria com os agentes locais; Positivo, mas a breve prazo, porque outra solução vai surgir.

f) Permitir a compra de um bilhete com qualquer origem e qualquer destino, em qualquer estação da rede ferroviária; Muito positivo fazer.

g) Lançamento de um Passe Ocasional, para utilização em toda a rede ferroviária nacional por um período de 3 ou 7 dias, associando-o a serviços complementares, como por exemplo o aluguer de automóveis; Já existe diferente, mas positivo.


h) Garantir elevados padrões de Segurança, de Interoperabilidade e de Sustentabilidade Ambiental e i) Prosseguir o programa de redução da sinistralidade em passagens de nível, suprimindo as de maior risco e automatizando e melhorando as restantes; Muito positivo fazer.
ii) Potenciar a imagem de “Um sistema, duas redes”, garantindo a articulação entre a rede Convencional e a rede de Alta Velocidade; Positivo fazer.
iii) Implementar os planos de migração da bitola e de introdução das várias componentes da interoperabilidade, em coordenação com Espanha, atendendo às directivas europeias; Muito positivo fazer.
iv) Modernizar o serviço ferroviário de passageiros por via da aquisição e entrada ao serviço de novos comboios, contribuindo para o aumento da segurança, frequência, fiabilidade, conforto e eficiência energética dos serviços ferroviários. Muito positivo fazer.

Nota: A nossa análise, não carece de fundamento ou pensamento político, porque não queremos ter, por isso, um governo PSD por exemplo, podia apresentar as mesmas medidas.


Luís Moreira


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