04 novembro 2009

News Release 1195 : Sindicatos suspendem greve na CP Carga


Faro [Portugal], 04.11.2009, Semana 45, Quarta-feira, 18:11

Os trabalhadores da CP Carga decidiram desconvocar a greve agendada para amanhã, dia 4, fruto do acordo de princípio alcançado com a administração da empresa. As negociações recomeçam no próximo dia 17, segundo informa a Transportes & Negócios.

Deu resultados positivos a reunião havida realizada ontem, segunda-feira, entre a administração da CP Carga e os representantes dos trabalhadores. Houve acordo sobre algumas questões de princípio e sobre a prossecução do diálogo. E assim os trabalhadores votaram maioritariamente pela desconvocação da greve.

O acordo de princípio estabelecido reconhece que os direitos e garantias dos trabalhadores transferidos da CP para a CP Carga estarão salvaguardados.

Na mesma linha, foi acordado que se manterá em vigor na CP Carga o AE/RC da CP até que seja fixado um novo, específico para a empresa. As negociações arrancarão no próximo dia 17 e deverão ficar concluídas até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

Garantida ficou também a passagem a efectivos dos trabalhadores com contratos a termo certo, com efeitos a partir do termo do actual vínculo. A CP Carga pretenderá operar com cerca de 800 trabalhadores e ficou assente que a redução de pessoal só poderá acontecer de comum acordo.

Já a pretensão dos trabalhadores de terem garantido o regresso à CP, em caso de redução de postos de trabalho na CP Carga não pôde ser atendida, por estar fora do âmbito da acção da administração da empresa. Razão por que os sindicatos se dispõem a manter a pressão – e as negociações – com a Secretaria de Estado dos Transportes e a administração da CP, accionista única da CP Carga, refere ainda a Transportes & Negócios.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.