21 dezembro 2009

News Release 1363 : Terceiro pacote ferroviário já entrou em vigor


Faro [Portugal], 21.12.2009, Semana 52, Segunda-feira, 14:56

A LUISFER já se tinha referido no passado sobre esta matéria e argumentando sobre as consequências de tal medida, porque à força, tenta-se liberalizar o transporte ferroviário na Europa, quando sim, era necessário uns ajustamentos e outras correcções, que os operadores tradicionais e centenários vinham fazendo.

Em consequência desta liberalização, mal pensada e esquecendo de forma errada o papel da UIC, repetimos, não queremos deixar de assinalar a data de 13 de Dezembro de 2009 (faz agora 1 semana e 1 dia), em que se implementa de forma efectiva, o chamado 3º pacote ferroviário europeu, aprovado pelo respectivo parlamento em 2007, em que o transporte internacional ferroviário de passageiros é aberto à concorrência.

Sendo assim, novos operadores europeus estão agora autorizados a fazer "cabotagem", ou seja, ligar dois países europeus diferentes e fazer o serviço que era comuns aos operadores tradicionais.


Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.