01 fevereiro 2010

News Release 1477 : Viana torna-se no primeiro concelho sem passagens de nível


Faro [Portugal], 01.02.2010, Semana 06, Segunda-feira, 19:45

Paulo Julião, escreveu ontem no site do DN Diário de Notícias, que Viana do Castelo é o primeiro concelho português a não ter passagens de nível. Com cortesia, transcrevemos na íntegra a sua notícia.

Durante este ano, as 24 passagens de nível desaparecem todas, num investimento de 15 milhões da câmara municipal e da Refer. O concelho de Viana do Castelo torna-se no primeiro em Portugal a eliminar atravessamentos da linha férrea do país.

Em 2010 o concelho de Viana do Castelo vai tornar-se no primeiro, atravessado pela rede ferroviária, a eliminar todas as passagens de nível, num total de 24 que existiam, processo em que câmara e a Refer investiram mais de 15 milhões de euros. Desta forma, segundo anunciou o autarca local, José Maria Costa, durante o decorrer de 2010 fica terminado o processo de supressão das passagens de nível, com a construção total de 14 novas passagens desniveladas e o encerramento definitivo ou parcial de uma dezena de atravessamentos.

"Já demos início à construção da passagem superior de Vila de Punhe, já abriu o troço e a passagem inferior de Alvarães, estão em curso as de Areosa, que são as duas últimas em desenvolvimento, e vão arrancar agora as obras de restabelecimento de Carreço para podermos encerrar todas as passagens de nível este ano", apontou José Maria Costa. O cenário final conta com passagens inferiores pedonais no S. Socorro e Igreja, ambas na freguesia da Areosa, para além de passagens inferiores em Carreço e Cabriteira/Afife, a construção de passagens desniveladas em S. Sebastião e Além do Rio (Areosa) que, apesar das obras complexas, o autarca diz que, "no Verão estarão concluídas" e uma inferior em Barroselas.

As fatídicas passagens da Seca/Darque foram das primeiras a concluir, assim como as passagens superiores e inferiores de Mazarefes, e a inferior de Vila Fria. A superior de Vila de Punhe foi aberta à circulação há poucos dias. Esta semana, em reunião de câmara, foi aprovado o protocolo do segundo troço que fará o restabelecimento da passagem inferior de Alvarães, que se tornará numa alternativa viária à EN305, com um custo de perto de 700 mil euros.

A supressão das passagens de nível acontece ao abrigo de um protocolo assinado entre a Refer e a câmara em Junho de 2005. Ao todo, de acordo com a autarquia, estão a ser gastos mais de 15 milhões de euros na construção das 13 passagens desniveladas que permitirão maior segurança para a circulação junto à Linha do Minho. Na altura foi anunciado o objectivo de concluir este processo em 2009, o que acontecerá agora com um ano de atraso, tornando Viana no primeiro concelho sem passagens de nível.

Quanto ao restante País, a previsão passa por eliminar todas as cerca de 1200 passagens de nível existentes. Através do Plano Nacional de Supressão de Passagens de Nível, o número de estruturas ainda a funcionar desceu para metade desde 2002, num investimento que só parte da Refer ultrapassava os 50 milhões de euros.



Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.