11 fevereiro 2010

News Release 1527 : Ligação a Sines com sistema de migração para bitola europeia


Faro [Portugal], 11.02.2010, Semana 07, Quinta-feira, 13:00

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Setúbal na Rede, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O troço ferroviário de ligação ao porto de Sines irá ser construído em bitola ibérica com travessa polivalente, ficando assim “imediatamente preparado para a migração para bitola europeia sem grandes investimentos”. Apesar de ser um projecto da Refer (Rede Ferroviária Nacional), fonte da Rave (Rede Ferroviária de Alta Velocidade) explica essa opção pelo facto de “ser a bitola que existe em Espanha”.

A mesma fonte da Rave explica que, neste caso, “não há a mesma urgência” que nas novas ferrovias construídas para a alta velocidade para o transporte de passageiros, que “a União Europeia exige” que sejam em bitola europeia. Assim, a solução no transporte de mercadorias passa pelo transbordo, na fronteira entre Espanha e França, um processo “facílimo e sem grandes impactos de custo”. A migração da bitola ibérica para bitola europeia será feita num plano conjunto entre Portugal e Espanha “em função das necessidades e de cada momento”.

Joaquim Polido, vice-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes (ADFER-SIT), concorda que “não se muda de um dia para o outro” de bitola, por isso reconhece que esse é um “problema a longo prazo”. Assim, manifesta satisfação com esta decisão, uma vez que “qualquer solução que não tende para a bitola europeia significa que não se está a trabalhar em termos de futuro, mas de passado”. Quanto às novas ferrovias para a alta velocidade, serão construídas em bitola europeia.



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.