11 fevereiro 2010

News Release 1530 : Rave e Adif estudam viabilidade da AV Faro-Huelva


Faro [Portugal], 11.02.2010, Semana 07, Quinta-feira, 15:43

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da Transportes & Negócios, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Portugal e Espanha acabam de lançar o concurso para a elaboração do estudo de mercado e de viabilidade da ligação de Alta Velocidade Huelva-Faro.

O agrupamento Alta Velocidade Espanha-Portugal (AVEP), integrado pela Rave e pela Adif, lançaram esta semana o concurso para a elaboração de estudos de viabilidade técnica e financeira de uma futura linha ferroviária de Alta Velocidade no corredor Faro-Huelva.

O estudo, que tem um prazo de conclusão de dois anos, incluirá também "a análise técnica e ambiental das conexões internacionais entre os corredores internos de Portugal e Espanha", da "rendibilidade do investimento e dos respectivos horizontes de concretização", bem como a "selecção final dos corredores que sejam viáveis dos pontos de vista funcional, económico, territorial e ambiental", adiantou “à “Lusa” uma fonte da Rave.

Com a elaboração deste estudo, "o processo ficará preparado para uma tomada de decisão de dar início aos estudos prévios e de impacte ambiental, quando os governos de Portugal e Espanha decidam prosseguir com os estudos desta conexão ferroviária entre os dois países", acrescentou a mesma fonte.

O custo estimado deste estudo é de 950 mil euros (Iva excluído).

Actualmente está em curso o estudo de mercado relativo às ligações ferroviárias ao Algarve, "que fornecerá projecções de procura para diferentes horizontes temporais, avaliando os impactos da melhoria dos tempos de percurso nos serviços da rede ferroviária convencional com a Terceira Travessia do Tejo, bem como o potencial de mercado de uma conexão de Alta Velocidade ao Algarve".

Do lado espanhol, estão em curso os trabalhos de elaboração dos projectos de execução da linha de Alta Velocidade Sevilha-Huelva e o concurso para a construção da nova estação de Huelva, lançado em Dezembro do ano passado.

As ligações de Alta Velocidade Faro-Huelva e Aveiro-Salamanca foram também acordadas na cimeira luso-espanhola da Figueira da Foz, que decorreu em Novembro de 2003, mas não fazem parte dos projectos de prioritários (Lisboa-Porto, Lisboa-Madrid e Porto-Vigo), pelo que não têm um calendário definido para avançar.



Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.