07 abril 2010

News Release 1834 : Portugal e Espanha avançam no projecto da estação de Caia do TGV


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:32

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal OJE, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Os ministros das Obras Públicas de Portugal e Espanha definiram hoje os últimos elementos para a construção da estação internacional de Caia - por onde passará a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid -, reiterando o compromisso na construção da linha Porto-Vigo.

A rede de alta velocidade entre Portugal e Espanha foi o tema dominante da agenda da reunião de hoje, em Madrid, onde António Mendonça e José Blanco renovaram "o compromisso dos dois Governos em estreitar as interconexões ferroviárias e rodoviárias ibéricas".

Na reunião foram determinados "definitivamente" aspectos relacionados com a localização, o financiamento, a jurisdição e as condições de construção e exploração da estação, como o facto de a componente do tráfico de passageiros ficar do lado espanhol e o componente de mercadorias ficar do lado português.

O concurso para a construção, bem como a futura exploração da estação internacional, ficará a cargo de uma sociedade conjunta formada pelos gestores da rede dos dois países, a portuguesa REFER e a espanhola ADIF.

A redacção de todos os projectos das várias infra-estruturas será realizada pelo Agrupamento Europeu de Interesse Económico Alta Velocidade Espanha-Portugal.



Os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países vão agora avançar para a preparação de um acordo "que terá o nível de tratado internacional" e que deverá ser assinado, possivelmente, na cimeira luso-espanhola prevista para Setembro, em Elvas.

Mendonça disse aos jornalistas que a reunião permitiu comprovar a "convergência de posições que existe entre os dois governos sobre os assuntos comuns", sublinhando "a importância das conexões e particularmente da alta velocidade na integração económica, na coesão dos dois países e na ligação da península ibéria à rede europeia de transportes".

António Mendonça falava aos jornalistas numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo espanhol, o ministro do Fomento José Blanco, com quem hoje se reuniu durante várias horas, em Madrid.

José Blanco disse que a reunião de hoje permitiu "constatar o compromisso inamovível de ambos os governos com as conexões transfronteiriças", que nasce de uma "visão partilhada o papel das infra-estruturas de transporte como motor do desenvolvimento social e económico".

"Partilhamos o mesmo pedaço de terra, o mesmo projecto europeu e uma mesma visão de futuro. Os dois Governos sabemos que a integração da península através da rede de alta velocidade é fundamental se queremos um futuro de progresso para ambos os países", afirmou o governante espanhol.

Do lado português, António Mendonça recordou que o troço Poceirão-Caia já foi adjudicado, devendo o acorde construção ser assinado "no final de Abril ou inicio de Maio" e que o concurso para o troço Lisboa-Poceirão "está na primeira fase" de avaliação de propostas recebidas.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao jornal OJE.


Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.