07 abril 2010

News Release 1835 : Ministros garantem prioridade do TGV entre Porto e Vigo


Faro [Portugal], 07.04.2010, Semana 15, quarta-feira, 11:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria da jornalista Maria João Morais.

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, comprometeu-se ontem com o seu homólogo espanhol, José Blanco, a dar seguimento à ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo, afastando as dúvidas relativas à prioridade da união entre as duas cidades.

Quanto aos prazos para a execução da obra, serão "definidos na cimeira luso-espanhola", de Setembro, afirmou o ministro espanhol do Fomento, em conferência de imprensa após a reunião de trabalho que ontem manteve com António Mendonça, em Madrid. "Esta ligação, juntamente com a de Madrid-Lisboa, tornará a rede de alta velocidade da Península Ibérica numa das mais extensas do mundo", frisou José Blanco. Por seu lado, António Mendonça destacou a importância da alta velocidade na "integração económica dos dois países" e destes nas "redes transeuropeias de transportes".

Sobre a ligação Lisboa-Madrid, o ministro português recordou que o troço Poceirão-Caia já foi adjudicado e que o concurso para o troço Lisboa-Poceirão "irá avançar rapidamente". No entanto, questionado sobre qual a data concreta para a conclusão da obra, António Mendonça afirmou apenas que "as referências temporais se mantêm".

Também na reunião de ontem, os dois ministros assinaram o acordo para a construção da estação internacional junto à fronteira de Caia, que "será uma das primeiras estações internacionais de alta velocidade do mundo", frisou José Blanco. Quanto aos concursos para as linhas de alta velocidade, Mendonça garantiu que o Governo irá estimular "a cooperação entre as empresas portuguesas e espanholas que venham a participar em todos os concursos".



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.