
Faro [Portugal], 11.05.2010, Semana 20, terça-feira, 21:27
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media, com informação ferroviária relevante.
Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Hoje
Nenhum outro país da Europa central tem visto a sua rede ferroviária encolher de forma tão drástica nos últimos 20 anos como a Alemanha. Entre 1990 e 2008, a sua rede diminuiu 17,4 por cento, clama o loby Aliança Pro-Rail.
Tal redução significa que nenhum dos outros 27 países da UE, com excepção da Polónia, que teve uma queda de rede de 25,2 por cento, reduziu tanto a sua rede ferroviária. Segundo os cálculos da Aliança Pro-Rail, com base em dados da Comissão Europeia, a rede ferroviária europeia como um todo encolheu 8,1 por cento no mesmo período. No entanto, cerca de um terço dos países europeus estão investindo nas suas redes ferroviárias nacionais: a rede suíça cresceu 10,6 por cento e na Itália e Espanha também aumentou o tamanho das suas redes (4,9 por cento e 3,5 por cento, respetivamente).
"Com uma política de redução de rede, a Alemanha corre o risco de perder o contato internacional", vaticinou o presidente da Aliança Pró-Rail, Klaus-Dieter Hommel, criticando os operadores responsáveis pela infra-estrutura ferroviária pelo encerramento das linhas. "O Estado é responsável pela infra-estrutura ferroviária. Essa redução no tamanho da rede é o que os políticos querem".

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.