20 maio 2010

News Release 2087 : Governo mantém linha UIC entre Lisboa e Madrid até 2013


Faro [Portugal], 20.05.2010, Semana 21, quinta-feira, 15:37

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Ontem

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça voltou a garantir hoje que a linha UIC (em Portugal denominada TGV) entre Lisboa e Madrid até 2013 está «em pé».

António Mendonça está a ser ouvido na comissão de Obras Públicas onde apesar de admitir que «há sempre imponderáveis» a ter em conta, 2013 é a data da «concretização integral e plena do lado português e espanhol» da linha de Alta Velocidade.

Em causa está não só a ligação entre Poceirão e Caia como a terceira travessia sobre o Tejo que fará chegar o comboio de alta velocidade ao centro de Lisboa.

O estado português deu aval para um empréstimo de 300 milhões de euros junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento do primeiro troço da rede de alta velocidade.

Mendonça: Adiar TGV significa perder fundos e indemnizar Espanha

O ministro das Obras Públicas alertou hoje para o risco de Portugal perder fundos comunitários já atribuídos e ter de pagar inclusive indemnizações a Espanha, caso a construção do TGV (linha UIC) entre Lisboa e Caia não aconteça nos prazos definidos. “Releva do mais elementar bom senso o aproveitamento daquilo que existe, das negociações que já foram feitas e que podem ser rentabilizadas”, argumentou António Mendonça.

O ministro falava na Comissão Parlamentar de Obras Públicas. António Mendonça contestou a proposta do PSD de suspensão do projecto da alta velocidade por três anos, lembrando que o Governo corre inclusive o risco de ter de compensar Espanha pelos custos incorridos e pelas verbas comunitários eventualmente perdidas, caso Portugal decida pela “suspensão unilateral” da obra.

PSD quer suspender linha UIC por pelo menos três anos

O PSD vai apresentar esta quarta-feira um projeto de resolução que recomenda a suspensão da construção das linhas de alta velocidade ferroviária por, pelo menos, três anos, anunciou o deputado Jorge Costa.
O anúncio foi feito durante a reunião da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, em que está a ser ouvido o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Entretanto, o Jornal de Notícias avança que Adriano Rafael, deputado do PSD e membro da Comissão, vai exigir do ministro algumas explicações sobre o contrato de concessão já assinado "quando se conhecia o atraso do lado espanhol, desde a vinda a Portugal do ministro do Fomento, em novembro de 2009, quando afirmou que até março de 2012 o itinerário Badajoz/Madrid estaria em construção, o que pressupõe um atraso de dois anos, e depois de anular o troço Poceirão/Lisboa". Outra questão a colocar pelo PSD prende-se com a construção da uma terceira linha em bitola ibérica, "com travessas polivalentes para mudar para a bitola europeia", entre Évora e Caia, destinada exclusivamente ao tráfego de mercadorias, que poderá ser desativada pouco após a sua construção, se passar a haver tráfego misto (passageiros e mercadorias) na linha UIC Poceirão-Caia.


Luís Moreira


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