
Faro [Portugal], 29.05.2010, Semana 22, sábado, 22:31
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.
Fonte: Cargo Edições
Autor: Redacção
Data: Ontem
A transportadora ferroviária estatal Renfe, o porto de Algeciras, a Generalitat de Catalunya (todas espanholas) e a Lorry Rail (consórcio de companhias francesas) lançaram oficialmente um projecto da Auto-estrada ferroviária, no decorrer do SIL Barcelona.

A ideia subjacente é fornecer ao mercado dos transportes e da logística um novo serviço rodoviário transporte intermodal de semi-reboques de transporte ferroviário entre o porto de Algeciras e do Far d'Empordà (arredores de Girona, junto à fronteira franco-espanhola), em comunicação com a rede ferroviária francesa, descongestionando as estradas, passagens de fronteiras, e aumentando a quota do transporte ferroviário no transporte de mercadorias.
Esta parceria visa estabelecer as bases para o desenvolvimento de um estudo de mercado e análise de viabilidade do projeto e as possibilidades logísticas que prestar tal serviço para cruzar a península de comboio numa viagem mais 1.300 kms.
Essa linha é semelhante à que é já oferecida para o atravessamento de França pela Lorry-Rail – a denominada auto-estrada ferroviária entre Perpignan e no Luxemburgo. Ambos os terminais e os vagões de serviço foram especialmente concebidos para este tipo de transporte, em que o camião entra no comboio sem o tractor. Para este tipo de tráfego entre o porto de Algeciras e Girona, uma composição padrão pode transportar cerca de 14 vagões carregados com duplos semi-reboques, e atingir as 28 840 toneladas de deslocação.
Em relação ao trajeto rodoviário, a solução permite uma economia de 17.600 litros de diesel, enquanto a poupança de emissões de dióxido de carbono pode chegar a 51 toneladas.
Créditos: Pela foto, agradecimento à Cargo Edições.

Paulo Almeida


Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.