19 junho 2010

News Release 2174 : 149 anos de um erro que hoje é dramático


Faro [Portugal], 19.06.2010, Semana 25, sábado, 11:16

Faz hoje 149 anos que se procedeu à alteração da bitola universal, standard ou UIC (de 1435 mm) que equipava os primeiros quilómetros da Linha do Leste, hoje Linha do Norte, entre o Cais dos Soldados, em Lisboa, e a Ponte d'Asseca, passando-se para a bitola de via larga ou ibérica (de 1668 mm), que então equipava as linhas férreas espanholas então já construídas, e que segundo essa realidade de então, fazia sentido alterar, para haver continuidade a nível de bitola entre os dois países ibéricos.

Ou seja, nós como país começamos bem, a construir na bitola correcta e universal e se os espanhóis tivessem também optado por essa solução, hoje seria tudo muito bem diferente, para melhor, teriamos um tráfego impressionante - nada que se pareça com o que hoje ainda acontece - seja a nível de comboios de passageiros e acima de tudo de comboios de mercadorias em tráfego internacional, nas fronteiras de Hendaye/Irún e Cerbère/Portbou, a passar porque bitola comum, mas não, como se sabe, temos bitola 1435 mm em França e bitola 1668 mm em Espanha, o que, constitui hoje um gravíssimo problema, o que na altura foi pensado a nível político (invasões francesas tinham ocorrido poucas dezenas de anos antes) como correcto, hoje, é lamentado por todos.

Por outras palavras e a terminar, se não houvesse a questão da bitola ibérica, podiamos ver uma carruagem ou vagão CP, a circular em Varsóvia, ou Roma, ou Atenas, ou Berlim, assim como podiamos ver carruagens ou vagões, por exemplo dos FS (Itália), DB (Alemanha), PKP (Polónia) ou de tantos outros países, a circularem ocasionalmente no nosso país. Isto, como se sabe não é real, real foi e ainda é, ver carruagens e vagões CP em Espanha e ver carruagens e vagões RENFE em Portugal, como todos sabemos e já vimos.


Luís Moreira


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