15 outubro 2010

News Release 2235 : Passatempo Ferroviáro nº 5


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 09:40

Quem é o(a) primeiro(a) a adivinhar?

Esta foto retirada dos arquivos da LUISFER, mostra-nos em pormenor, a numeração dita UIC de um vagão mineraleiro da CP da série 694 0 000 Facs. A pergunta que fazemos, é a seguinte:




Qual é o algarismo, dito de auto-controlo, que falta para a numeração* de 12 algarismos estar completa ?

Quem acertou: A J Pombo
Onde está: Tortosendo (Covilhã)

A resposta certa é: 5

Passatempo 01 - ver NR 1164 - Vencedor : Luís Miguel (Porto)
Passatempo 02 - ver NR 1168 - Vencedor : ninguém
Passatempo 03 - ver NR 1180 - Vencedor : ninguém
Passatempo 04 - ver NR 2229 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)
Passatempo 05 - ver NR 2235 - Vencedor : A J Pombo (Tortosendo/Covilhã)

Prazo de validade: Se ninguém acertar na resposta até às 09:00 do dia 18 de Outubro (segunda-feira), revelaremos a seguir a resposta correcta e não será inscrito, como se depreende, o nome do vencedor.

Nota Importante: Aquele(a) que fizer o favor de acertar e ser o(a) primeiro(a) a fazê-lo, verá o seu nome aqui referenciado, pelo que deve dar a conhecer o primeiro e último nome e a localidade onde está, mas atenção, não aceitamos respostas de pessoas anónimas, por isso, neste último caso, não adianta enviar a resposta à pergunta para a caixa de comentários, porque não será editada. A resposta deve ser enviada para a caixa de comentários desta News Release ou para o e-mail do blogue, a saber, luisfer.transport@gmail.com.

*Como se sabe, a numeração UIC, implementada pela CP e pelas outras redes ferroviárias membras da Union Internationale des Chemins de Fer, é um sistema complexo e ao mesmo tempo magnífico e cada veículo ferroviário tem a sua própria e única numeração UIC. Certamente, os leitores deste nosso/vosso blogue que sejam quadros da CP, conseguem facilmente saber qual o algarismo em falta, através de consulta de listagens próprias da CP, mas existem formas de cálculo matemático para apurar, qual o algarismo que está então falta.


Luís Moreira


1 comentário:

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.