15 outubro 2010

News Release 2237 : Recorde mundial no Saint-Gotthard


Faro [Portugal], 15.10.2010, Semana 41, sexta-feira, 20:25

Já há vários anos que vamos acompanhando o nascimento dos 2 novos túneis alpinos na Suiça, ou seja, os que vão complementar "e substituir" os antigos túneis do Lötschberg (Bern - Brig) e Saint-Gothard (Zürich - Chiasso). O novo Lötschberg já foi inaugurado e está em serviço 24/24 horas e já demos conta disso neste nosso blogue (cf News Release 594), desta vez, desejamos dar conta de que no dia de hoje, foram finalmente escavados e deitados abaixo, as últimas rochas e terras deste novo túnel alpino (a 30 kms do portal Sul e a 27 kms do portal Norte), denominado AlpTransit Base Gotthard e que constitui novo recorde mundial.



Como se pode verficar na foto acima (cortesia AlpTransit), trabalhadores portugueses também estão na fotografia, que se refere ao maior túnel ferroviário jamais construído, maior que o japonês Seikan e que o túnel da Mancha, é o maior do mundo e fica no coração da Suiça alpina.



Aqui ficam alguns dados deste túnel:

Comprimento total de todas as galerias: 151,840 kms
Comprimento total do túnel Este: 57,104 kms
Comprimento total do túnel Oeste: 57,017 kms

Iremos continuar a acompanhar de forma permanente a evolução dos trabalho e recordamos, que até ser inaugurado e o primeiro comboio passar neste novo túnel, ainda vão passar vários anos.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.